Produzido com insumos nacionais, o imunizante apresenta baixo custo e pode entrar em testes clínicos no ano que vem
Desde junho de 2020, a Universidade Federal do Paraná (UFPR) realiza o desenvolvimento de sua vacina contra a Covid-19, que agora está em fase de estudos pré-clínicos. O imunizante tem insumos 100% nacionais, possui baixo custo de produção (cerca de R$ 5 a R$ 10 por dose), tecnologia inovadora de transporte em pó e a previsão de que esteja em fase de testes clínicos (em seres humanos) no ano que vem. Nesse contexto, os pesquisadores da Universidade responderão perguntas da sociedade sobre a Vacina UFPR por meio da ação Pergunte aos Cientistas, da Agência Escola de Comunicação Pública UFPR.
As dúvidas podem ser enviadas até o dia 9 de agosto através do e-mail agenciacomunicacaoufpr@gmail.com, bem como pelas redes sociais da Agência – Facebook, Instagram e Twitter. Além da pergunta, o remetente deve mandar seu nome completo, idade, profissão e cidade onde reside. Ao final do mês, as respectivas respostas serão publicadas em reportagem no site da Agência Escola, no portal UFPR e também serão encaminhadas como sugestão de pauta à imprensa.
Emanuel Maltempi de Souza, professor do Departamento de Bioquímica e Biologia Molecular, presidente da Comissão de Enfrentamento e Prevenção à Covid-19 da UFPR e um dos pesquisadores responsáveis pela vacina da Universidade, reforça a rapidez com que as vacinas contra a Covid-19 foram realizadas e a necessidade de se ter um imunizante para o controle da doença. “Tudo aconteceu muito rápido: o surgimento da maior e mais devastadora pandemia dos últimos 100 anos, os métodos não-farmacológicos de controle implementados (muitas vezes mal implementados) do dia para noite, torrentes diárias de notícias (uma grande parte delas não verdadeiras), milhões de mortes e desenvolvimento de vacinas em tempo recorde”, explica.
A Agência Escola UFPR, em parceria com o portal IDe+, entrevistou o professor Emanuel acerca do imunizante que está sendo produzido pela Universidade Federal do Paraná. Porém, caso surjam outras dúvidas, o cientista convida a sociedade a enviá-las para a edição do Pergunte aos Cientistas deste mês. “Em um cenário tão instável, há necessidade de fazer perguntas ainda não abordadas e, principalmente, comprovar a confiabilidade das informações. Convidamos todos a enviar suas dúvidas e sugestões para os cientistas da UFPR sobre a vacina que estamos desenvolvendo contra a Covid-19.”, finaliza.
Por Isabela Stanga
Sob supervisão de Chirlei Kohls
Parceria Superintendência de Comunicação e Marketing (Sucom) e Agência Escola de Comunicação Pública da UFPR
Já está disponível a avaliação de cursos e disciplinas do segundo semestre do ano letivo de 2024. Alunos […]
Pesquisadores do Núcleo de Fixação Biológica de Nitrogênio da UFPR trabalharam décadas para criar inoculante que alavanca produção na agricultura.
A exposição “Nhande Mbya Reko: Nosso Jeito de Ser Guarani”, do Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade […]
O Centro de Estações Experimentais – Fazenda Canguiri da Universidade Federal do Paraná (UFPR) recebeu doze novos equipamentos […]