Ciência UFPR: Série de entrevistas com conferencistas da 75ª SBPC começa nesta segunda (24)

23 julho, 2023
18:50
Por Camille Bropp
0
Agrárias

Série abrange pesquisas e trajetória de cinco pesquisadores da UFPR que são conferencistas da programação científica em diversas áreas de conhecimento

Chama atenção na lista de conferências da programação científica da 75ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) na Universidade Federal do Paraná (UFPR), lançada neste domingo (23), a variedade de áreas de conhecimento. Há falas sobre genética e bioquímica, mas também sobre agronomia, teatro e música.

A Ciência UFPR aproveita a oportunidade que o evento oferece de celebrar essa diversidade com uma série de entrevistas especial que começa a ser publicada nesta segunda (24).

A série foi planejada para destacar a excelência da ciência brasileira tomando como representantes pesquisadores da instituição que sedia o evento, todos conferencistas da programação científica.

As entrevistas serão postadas no site da Ciência UFPR sempre às 7h30 da manhã, com aviso pelas mídias sociais do veículo. A cobertura será compilada neste link e será replicada também no Portal da UFPR.

Na foto: Maria Luiza Petzl-Erler; Walter Lima Torres Neto; Marco Tadeu Grassi; Edwin Pitre-Vásquez; e Eloana Janice Bonfleur. Foto: Leonardo Bettinelli/Theo Doré/Leonardo Bettinelli/Acervo Pessoal/Acervo Pessoal

Veja abaixo a agenda de publicação de entrevistas, que em geral sairão no dia da respectiva conferência (a exceção é a de Edwin Pitre-Vásquez, cuja fala será no dia 26):

24/7
Maria Luiza Petzl-Erler, professora do Departamento de Genética da UFPR, fala sobre a pesquisa em torno do pênfigo foliáceo, uma doença autoimune que é um grande problemas no interior do Brasil (leia a entrevista aqui).

A conferência de Petzl-Erler será no mesmo dia, das 9h30 às 11 horas, no Auditório Leo Grossmann, que fica no Edifício de Blocos Didáticos do Centro Politécnico da UFPR, em Curitiba.

25/7
Walter Lima Torres Neto, professor do Departamento de Letras Estrangeiras Modernas (Delem), faz a intersecção entre teatro e ciência, duas formas de “ver e interpretar fenômenos” (leia a entrevista aqui).

Torres Neto faz sua conferência no mesmo dia, das 9h30 às 11 horas, no Anfiteatro 13 do Setor Ciências Biológicas, também no Politécnico da UFPR.

26/7
Marco Tadeu Grassi, professor do Departamento de Química, descreve as alterações no ciclo do ferro no mar da Antártica e o que isso significa para o nosso planeta (leia a entrevista aqui).

No mesmo dia, das 9h30 às 11 horas, Grassi fala no Anfiteatro 12 do Setor de Ciências Biológicas da UFPR, no Centro Politécnico.

27/7
Edwin Pitre-Vásquez, do Departamento de Artes, explica como sua experiência como músico e produtor o levou à etnomusicologia (leia a entrevista aqui).

A conferência de Pitre-Vásquez está marcada para o dia anterior (26), das 9h30 às 11 horas, no Anfiteatro 6 do Biológicas da UFPR.

28/7
Eloana Janice Bonfleur, do Departamento de Solos e Engenharia Agrícola, faz um alerta sobre a presença cada vez mais massiva dos microplásticos nos solos.

Bonfleur fará sua fala no mesmo dia, das 9h30 às 11 horas, no Anfiteatro 13 do Biológicas da UFPR.

As datas e horários das conferências presenciais, que como visto serão realizadas pelas manhãs no Centro Politécnico, em Curitiba, podem ser consultados no site da SBPC ou direto neste link.

A abertura da SPBC será hoje (domingo), às 18 horas, no Teatro Guaíra, em Curitiba.

Edição 7 - Revista Ciência

Sugestões

14 agosto, 2023

Desenvolvido na UFPR por parceria internacional, magneto molecular Dy(pn)Cl pode ajudar a investigar o ambiente químico em torno […]

10 agosto, 2023

No último dia 03, aconteceu a posse da nova Direção do Setor Palotina, Gestão 2023 – 2027, com […]

09 agosto, 2023

O projeto de extensão “Pré-Vestibular Comunitário”, do setor Palotina da Universidade Federal do Paraná (UFPR), está com inscrições […]

07 agosto, 2023

A série “Cientistas do Brasil” é uma produção que mostra a ciência produzida por pesquisadores das Instituições Federais […]