A Universidade Federal do Paraná realiza nesta sexta-feira (6) uma solenidade comemorativa pelo avanço obtido pela instituição na avaliação quadrienal da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) – divulgada no dia 19 de setembro. Vão participar coordenadores dos programas de pós-graduação, diretores de setor e integrantes do fórum de pós-graduação.
“Queremos comemorar o resultado gratificante que tivemos. A avaliação confirma a UFPR como a melhor universidade do Paraná”, afirma o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UFPR, professor Francisco de Assis Mendonça.
A solenidade acontece às 16 horas, no saguão do gabinete da Reitoria da UFPR.
Resultados
Dos 66 programas e cursos da UFPR avaliados, 44% melhoraram suas notas em relação a 2013 e 56% possuem nota 5 ou mais (as notas vão de 3 a 7). A universidade saltou de sete para dez programas classificados como de elevado padrão de excelência – incluindo dois que receberam a nota máxima (7), algo inédito na instituição e no Paraná.
Além disso, cinco programas – Educação, Ecologia e Conservação, Educação Física, Letras e Geografia – alcançaram nota 6. Com isso, eles se somam a outras três programas de excelência que mantiveram a nota 6 de 2013 para 2017: Ciências (Bioquímica), Direito e Física.
A avaliação
A avaliação da pós-graduação foi criada em 1976 e é um instrumento importante para decisões sobre concessão de auxílios, tanto por parte das agências de fomento nacionais, como dos organismos internacionais. Assim, quanto mais alta a nota, maior a possibilidade de receber recursos para pesquisas e fomento à formação de pesquisadores.
Já está disponível a avaliação de cursos e disciplinas do segundo semestre do ano letivo de 2024. Alunos […]
Pesquisadores do Núcleo de Fixação Biológica de Nitrogênio da UFPR trabalharam décadas para criar inoculante que alavanca produção na agricultura.
A exposição “Nhande Mbya Reko: Nosso Jeito de Ser Guarani”, do Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade […]
O Centro de Estações Experimentais – Fazenda Canguiri da Universidade Federal do Paraná (UFPR) recebeu doze novos equipamentos […]