logo_branca_ufpr

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ


UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Cerimônia marca a posse da nova direção do Setor de Ciências Biológicas

A nova direção do Setor de Ciências Biológicas da Universidade Federal do Paraná (SCB-UFPR) tomou posse em solenidade realizada na última quinta-feira, 03 de março. A gestão 2022-2026 tem os professores Thales Ricardo Cipriani, como diretor, e Marcelo de Meira Santos Lima, como vice-diretor.

A mesa de honra foi composta pelos novos gestores e pelo reitor, Ricardo Marcelo Fonseca, pela vice-reitora, Graciela Bolzon de Muniz e pela gestão 2018-2022, professores Edvaldo da Silva Trindade e Emanuel Maltempi de Souza.

A cerimônia ocorreu no Anfiteatro 10 do SCB e contou com a participação de autoridades da UFPR

 

Em seu discurso, Maltempi expressou gratidão à comunidade setorial e à administração da UFPR pelo acolhimento nos últimos quatro anos. Destacou o equilíbrio entre tradição e inovação que caracterizou o trabalho das coleções científicas e dos laboratórios durante a gestão, em especial nas ações de testagem da comunidade para a Covid-19 e a da Vacina UFPR, cujo projeto o ex-vice diretor coordena. “Nossa tradição está nos movendo para o futuro. Nossos docentes, técnicos e alunos pensam na instituição e em servir melhor à sociedade. Isso é de um valor inestimável”.

O professor Edvaldo Trindade destacou as realizações que foram possíveis em meio a cortes orçamentários e à pandemia da Covid-19, que foram possíveis graças às parcerias institucionais. Lembrou dos colegas que faleceram devido à doença e agradeceu nominalmente às equipes das pró-reitorias, das superintendências, da administração da Universidade, dos departamentos e demais unidades que contribuíram com a gestão. Destacou a grandeza do SCB, em área construída e em demandas, a importância do trabalho em conjunto e desejou sucesso aos novos gestores. “Agora, passo o bastão para vocês, meus amigos, Thales e Marcelo, fico à disposição para o que precisarem, mas registro a certeza de que farão o melhor de vocês e o melhor para o nosso Setor”.

Os professores Marcelo e Thales, novos gestores do Setor de Ciências Biológicas

O novo vice-diretor do SCB lembrou do momento importante que é o retorno às atividades letivas presenciais na UFPR e das ações do Setor voltadas ao combate ao coronavírus. Fez também um resgate histórico das origens da universidade e do legado de gestores anteriores. Afirmou ainda que a defesa da ciência será um dos pilares da nova gestão. “A partir de agora assumiremos um compromisso institucional de defender a manutenção de todas as condições e interesses para que a ciência se torne um verdadeiro bem de domínio coletivo, tendo os nossos alunos e alunas como os seus maiores agentes”, pontuou Lima.

O professor Thales resgatou as suas origens na UFPR e as transformações que testemunhou em mais de 25 anos. “Hoje o Setor está diferente, mas ainda com o mesmo protagonismo na pesquisa e com grande envolvimento na extensão. Nos acostumamos a ver a UFPR em destaque nos rankings de avaliação das instituições de ensino. Não tenho dúvidas de que o trabalho desenvolvido aqui tem sido crucial para ocuparmos as primeiras posições”. Reconheceu o trabalho da comunidade no combate à Covid-19 e disse que trabalhará junto à administração central para atender as necessidades da instituição. “Conheço colegas que trabalham arduamente e vestem a camisa da universidade. É com esse espírito que iniciamos hoje o trabalho à frente do Setor de Biológicas”, declarou o novo diretor.

A vice-reitora da UFPR exaltou a parceria com os diretores que encerram o mandato, desejou sorte aos novos gestores e destacou a criatividade necessária à administração em tempos de crise. “É uma grande satisfação ver todo o trabalho realizado com inteligência, procurando-se investir nos lugares certos e estar em um Setor de grande reconhecimento científico e tecnológico”.

Ricardo Marcelo Fonseca acredita que os novos gestores encontrarão um cenário mais otimista em relação ao que havia há quatro anos. “Quero ter esperança de que vocês tenham outros horizontes, não só pelo fim da pandemia, mas pela valorização desse espaço vital que é a universidade pública. Não é possível que depois dessa traumática pandemia não haja uma percepção geral de que o conhecimento produzido pelas universidades é fundamental para o futuro de qualquer país”, concluiu.

Ao final da cerimônia houve o descerramento das fotos dos professores Edvaldo e Emanuel na galeria dos ex-diretores e vice-diretores do SCB.

Os novos diretores, a reitoria da UFPR e a direção que encerra o mandato acompanharam o descerramento das novas fotos na galeria dos ex-diretores. Fotos: Marcos Solivan  – Sucom/UFPR

 

Participaram da cerimônia de forma presencial e remota pró-reitores, superintendentes, assessores técnicos do gabinete da reitoria, os diretores da Integra UFPR e da Agência UFPR Internacional, diretores e vice-diretores de outros Setores e campus da UFPR, ex-diretores do SCB, chefes e suplentes de departamentos, coordenadores e vice-coordenadores de cursos de graduação e de pós-graduação do Setor.

A transmissão completa está disponível no Youtube do Cerimonial da UFPR.

Sugestões

Informativo UFPR (Destaques da semana de 07/08 a 11/08/2023) 
DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA    🧠🔭 Projeto de extensão Ciência para Todos está com inscrições abertas para...
Setor Palotina: Posse da nova direção
No último dia 03, aconteceu a posse da nova Direção do Setor Palotina, Gestão 2023 – 2027, com...
Doutoranda que criou programas para incentivar a adoção de cães é homenageada na Câmara de Curitiba 
Na manhã desta terça-feira (8), Lu Baldan, médica veterinária e doutoranda em Ciências Veterinárias na...
UFPR lamenta falecimento do professor aposentado Mauro Lacerda Santos
A Universidade Federal do Paraná comunica, com pesar, o falecimento do professor aposentado Mauro Lacerda...