A solenidade de abertura da 75ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) começou neste domingo (23) com uma grande solenidade de abertura no Teatro Guaíra, em Curitiba. Com participação de autoridades nacionais e estaduais e apresentações culturais locais, a cerimônia iniciou às 18h00, também com transmissão on-line pelos canais da SBPC e da Universidade Federal do Paraná (UFPR) no YouTube. A cerimônia foi aberta ao público.
Será uma semana cheia de atrações para todos os interesses e idades! A programação, com centenas de atividades, segue ao longo da semana, de 24 a 29 de julho, no campus Centro Politécnico da UFPR.
O evento teve início por meio da abertura dos grupos artísticos da UFPR: Téssera Companhia de dança, Companhia de Teatro, apresentação do Coro e Orquestra Filarmônica, e pelo Grupo de MPB que fez uma belíssima apresentação cantando o Hino Nacional.


Autoridades e instituições fizeram parte do momento: Reitor Ricardo Marcelo Fonseca, a vice-reitora Professora Graciela Bolzón de Muniz, o Prefeito de Curitiba, Rafael Greca e Secretários do Estado do Paraná, o Presidente da SBPC, Renato Janine, a ministra de Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, a presidente da CAPES, Mercedes Bustamante, e demais representantes das seguintes instituições, entre outras: Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – Sebrae, Associação Brasileira de Letras, Fundação Araucária, Complexo Pequeno Príncipe, Financiadora de Estudos e Projetos – Finep, Associação Nacional dos Pós-graduandos – ANPG, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro – Faperj, e CNPQ. A cerimônia contou com intérprete de libras.
Também contemplaram o evento, representantes das universidade estaduais e federais do Paraná, e do Instituto Federal do Paraná.
Para a abertura das falar das autoridades presentes, o prefeito Rafael Greca destacou os agradecimentos aos presentes, e a relevância da realização do maior evento científico da América Latina. Destacou Curitiba como cenário da ciência, assim como valorizou o processo democrático de direito. Citou o caráter sustentável da capital do Paraná, e local de referência para o desenvolvimento da tecnologia.
Na sequência, o pesquisador Vinícius Soares, representante da ANPG contextualizou sua presença em relação aos diversos estudantes pesquisadores, jovens cientistas que são responsáveis pela reconstrução do país, em defesa da democracia, e para tanto do reajuste das bolsas e investimentos na área.
A presidente da CAPES Mercedes Bustamante destacou a educação como o futuro do país, e a necessidade de uma formação pública, gratuita e de qualidade, por meio da ciência e da tecnologia.
A Ministra de Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos fez seu pronunciamento ressaltando o movimento estudantil, em defesa da ciência. A SBPC como processo de resistência, em diversos momentos essenciais da história do Brasil, como no combate ao negacionismo, e contra o corte orçamentária em pastas consideradas insubstituíveis ao desenvolvimento nacional. Citou a participação do Governo Federal como fomento para a ciência e tecnologia, além de destacar ações e políticas públicas que contemplam a educação, a sociedade e a ciência.


Homenagens
Durante a solenidade foram realizadas algumas homenagens a cientistas que marcaram o desenvolvimento da história. Renato Janine iniciou pela SBPC, com a importância da mulheres na ciência, a exemplo de Maria da Conceição Tavares, economista renomada.
Ainda, a UFPR, homenageou o professor Fábio de Oliveira Pedrosa; geólogo, e uma homenagem póstuma à Ernei Plessman de Camargo, médico.
Premiações
Foi realizado o Prêmio José Reis, CNPQ de divulgação científica e tecnológica, edição de 2023, categoria pesquisador e cientista, entregue à jornalista Sabine Righetti.
SBPC na UFPR
O Reitor Ricardo Marcelo Fonseca fez os agradecimentos aos envolvidos na organização e planejamento do evento, destacando o aspecto da solidariedade entre os pares. Compromisso e atenção aos parceiros institucionais, universidade, apoiadores e patrocinadores do maior evento da América Latina. Ele ressaltou a dedicação das pessoas que trabalharam no evento de maneira contínua, por meio das várias subcomissões formadas, a citar: infraestrutura, saúde, alojamentos, comunicação, entre outras, além da SBPC Jovem e Cultural. Destacou a apresentação dos grupos artísticos da Universidade, que fazem da UFPR um palco cultural para cidade de Curitiba, com reflexão para o desenvolvimento da ciência e da tecnologia, por meio de sua diversidade.
Em relação à SBPC Jovem destacou a amplitude e riqueza da proposta, para receber estudantes, assim como a SBPC Cultural, que representa a diversidade. Citou os outros eventos que acontecerão ao longo da semana, concomitantemente à SBPC: reunião da Andifes e do CNPQ, entre outras.
Sobre Curitiba, o Reitor destacou o caráter multifacetado, palco de momentos políticos, simbólicos e representativos, ao longo das décadas, onde a história da cidade remete à resistência e luta, com a UFPR como cenário insubstituível deste processo: como as “Diretas Já”, nos anos 80, e a representatividade da OAB sobre o Estado democrática de direto, na década de 70.
Finalizou ressaltando a importância da ciência em Curitiba e a nível nacional, nas áreas da saúde, da tecnologia, e em especial do desenvolvimento da pesquisa na UFPR. E que, o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação é estratégico para o investimento nas respectivas áreas.


O presidente da SBPC, Renato Janine Ribeiro, finalizou o evento, reforçando em sua fala o agradecimento a todos que estavam presentes, e a importância do resgate da ciência e da democracia. Citou questões relacionados ao clima, meio ambiente, devastação da Amazônia, assim como pontos políticos, sociais e culturais emergentes que devem ser discutidos e refletidos com as comunidades.
Em seguida reforçou o caráter dialógico e democrático da SBPC, no desenvolvimento dos saberes e da ciência. Destacou a qualidade de vida em conjunto com a cultura e com a tecnologia, onde o combate à pobreza e a falta de educação começa por meio da ciência, assim como a consciência política, e por meio da participação dos movimentos estudantis.
Por fim, a SBPC fez uma homenagem ao Reitor Ricardo Marcelo Fonseca, de forma a celebrar a ciência e a democracia por meio da realização da SBPC na UFPR.
Para continuar acompanhando as notícias sobre o evento, acesse: SBPC na UFPR.