Imagem Padrão

Centro Politécnico recebe o arquiteto e urbanista colombiano Jaime Ortiz Mariño

25 agosto, 2017
12:20
Por
Ciência e Tecnologia

Jaime Ortiz Mariño, arquiteto colombiano, vai ministrar duas palestras, nos dias 4 e 5 de setembro, relacionadas a mobilidade e reurbanização. As palestras acontecem no Auditório do Setor de Tecnologia da Universidade Federal do Paraná, localizado no Centro Politécnico. Para participar é necessário realizar a inscrição nesta página.

Ortiz Mariño vem a Curitiba com o apoio da UFPR – por meio do Setor de Tecnologia e do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB). O colombiano foi Secretário de Obras Públicas de Bogotá e responsável pela implantação das primeiras ciclovias na cidade, na década de 1970.

A cidade é famosa pelas chamadas Ciclovias Recreativas. As vias, majoritariamente dominicais, têm mais de 120 quilômetros de uso exclusivo para a recreação dos colombianos.

As primeiras experiências de Ciclovias Recreativas em Bogotá aconteceram em 1976, por demanda dos próprios cidadãos locais. Ruas e avenidas foram fechadas completamente para as pessoas caminharem, pedalarem, brincarem e passearem pela cidade.

A política é reconhecida em toda a América Latina e já começou a conquistar outras partes do mundo.

Além das palestras na UFPR, Jaime Ortiz Mariño participará de um painel no Festival Musicletada , que acontece às 14h do dia 3 de setembro no Museu Paranaense e de atividades do IAB/PR e do CAU/PR na noite do dia 4.

Programação

Ciclomobilidade em Bogotá

Data: 4 de setembro

Horário: 15h30

Organização: Departamento de Transporte – UFPR

Local: Auditório do Setor de Tecnologia da UFPR

Reurbanização da cidade de Bogotá

Data: 5 de setembro

Horário: 17h

Organização: Departamento de Arquitetura e Urbanismo – UFPR

Local: Auditório do Setor de Tecnologia da UFPR

Inscrições: https://goo.gl/forms/f7eSd56PKB3E6WaX2

Sugestões

21 fevereiro, 2025

Já está disponível a avaliação de cursos e disciplinas do segundo semestre do ano letivo de 2024. Alunos […]

20 fevereiro, 2025

Pesquisadores do Núcleo de Fixação Biológica de Nitrogênio da UFPR trabalharam décadas para criar inoculante que alavanca produção na agricultura.

19 fevereiro, 2025

A exposição “Nhande Mbya Reko: Nosso Jeito de Ser Guarani”, do Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade […]

18 fevereiro, 2025

O Centro de Estações Experimentais – Fazenda Canguiri da Universidade Federal do Paraná (UFPR) recebeu doze novos equipamentos […]