logo_branca_ufpr

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ


UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Centro especializado em pesquisas com softwares livres apresenta novo site

c3sl site

Acessível desde o começo de julho, o novo website do Centro de Computação Científica e Software Livre (C3SL) mostra, com design inovador, as transformações do ramo da pesquisa em informática. A plataforma suporta um espelho dos grandes hospedeiros de software livre, com mecanismo de fácil atualização para que o conteúdo seja sincronizado facilmente com os sites originais.

Software livre é uma expressão referente a programas que podem ser estudados, adaptados, executados para qualquer atividade e redistribuídos a fim de ajudar outras pessoas. Por estimular o uso desse tipo de arquivo, o grupo de pesquisa do Departamento de Informática da UFPR é especializado no assunto e possui certificação reconhecida pelo Conselho Nacional de Reconhecimento Científico e Tecnológico (CNPq).

A nova versão do website foi produzida pela equipe dos pesquisadores Daniel Weingaertner, Luis Carlos Erpen de Bona e Marcos Castilho, sob a gerência de projeto de Cleide L. B. Possamai e Marina Hoshiba Pimentel. O design e o conteúdo são de autoria de Letícia Lôndero Heleno e de Carlos André Zavadinack, respectivamente. Já o desenvolvimento do portal ficou por conta de André Zivianni, Giovanne Santos, Gustavo Soviersovski e Mauricio Giacomini Girardello.

Relações externas

A partir das pesquisas por Inteligência Artificial, Medicina Assistida por Computação Científica, Preservação Digital, Sistemas Computacionais Avançados e Sistemas para Informática na Educação, o C3SL desenvolve produtos e serviços para outras instituições – como a Companhia de Informática do Paraná (Celepar), o Ministério da Educação (MEC) e o Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro). O grupo também participa de seminários, workshops e palestras para formação e capacitação.

Sugestões

Progepe lança atividade de saúde e longevidade para aposentados
Aposentadoria nunca foi sinônimo de inatividade. Pensando na qualidade de vida dos servidores aposentados,...
Ciência UFPR: Molécula-ímã tem potencial para revelar a bioquímica por trás de doenças
Desenvolvido na UFPR por parceria internacional, magneto molecular Dy(pn)Cl pode ajudar a investigar...
“A SBPC é a marca de que o Brasil acredita e produz ciência da mais alta qualidade”, diz ministra do MCTI
Entre 23 e 29 de julho, aconteceu na Universidade Federal do Paraná (UFPR) a 75ª Reunião Anual da Sociedade...
Série sobre a ciência produzida nas Universidades brasileiras estreia na TV Brasil
A série “Cientistas do Brasil” é uma produção que mostra a ciência produzida por pesquisadores das Instituições...