logo_branca_ufpr

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ


UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Centro de Educação Física e Desportos seleciona atletas para equipes da UFPR

O Centro de Educação Física e Desportos da UFPR (CED) fará seleção de novos atletas para as equipes das modalidades coletivas, que são basquete, futsal, handebol e voleibol. As seletivas das modalidades coletivas serão realizadas nesta quinta-feira (23) e sexta-feira (24), no ginásio do Departamento de Educação Física, campus Botânico, no período da noite.

Os interessados deverão acessar o link http://www.bio.ufpr.br/portal/ced/equipes/ e seguir as orientações. A apresentação de atestado médico liberando para a prática esportiva é obrigatória. Apenas alunos da UFPR, da graduação ou pós-graduação, podem se candidatar. Para as modalidades individuais (xadrez, tênis de mesa, tae kwon do, karatê, judô, jiu-jitsu e atletismo), a seleção será marcada para outra data, em breve.

O programa de incentivo ao esporte da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE) existe desde 2013 e em 2016 os primeiros resultados apareceram com onze modalidades contempladas: xadrez, vôlei, tênis de mesa, tae kwon do, karatê, judô, jiu-jitsu, handebol, futsal, basquete, atletismo.

Desempenho

Todos os esportes representaram a Universidade nas competições universitárias estaduais e algumas equipes estiveram também em disputas nacionais. Um dos destaque é o tênis de mesa, campeão e vice no individual feminino e campeão geral nos Jogos Universitários do Paraná e segundo e terceiro lugares no masculino individua. O Tae Kwon Do foi campeão geral no masculino e campeão individual no masculino e feminino dos Jogos Universitários do Paraná. Pelo basquete, tanto a equipe masculina quanto a feminina foram campeãs dos jogos no estado. No karatê, a equipe da UFPR foi campeã geral do Campeonato Brasileiro Universitário da categoria.

Mesmo com o pouco período de formação dos atletas, a avaliação feita pelos coordenadores é positiva e os resultados vêm ultrapassando as barreiras apenas do ambiente universitário. O professor Luiz Sávio Almeida, do Centro de Educação Física e Desportos da UFPR, fala da revelação de novos talentos para o esporte. “Profissionais é muito difícil, pois acredito que só o futebol tenha essa denominação (no país). Mas, temos atletas que já disputaram Mundial Universitário e outros que jogam por equipes de voleibol do estado na Superliga B”.

Parte dos estudantes que entram para as equipes esportivas da Universidade recebe uma bolsa de auxílio para seguir no esporte. O professor Luiz Sávio Almeida ressalta a importância dessa iniciativa, que beneficia mais de 100 atletas. “O auxílio da PRAE para essa bolsa é fundamental através do Programa de Incentivo ao Esporte, de grande valia para os atletas, e foi implantado há aproximadamente quatro anos”, afirma.

 

Sugestões

Informativo UFPR (Destaques da semana de 07/08 a 11/08/2023) 
DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA    🧠🔭 Projeto de extensão Ciência para Todos está com inscrições abertas para...
Setor Palotina: Posse da nova direção
No último dia 03, aconteceu a posse da nova Direção do Setor Palotina, Gestão 2023 – 2027, com...
Doutoranda que criou programas para incentivar a adoção de cães é homenageada na Câmara de Curitiba 
Na manhã desta terça-feira (8), Lu Baldan, médica veterinária e doutoranda em Ciências Veterinárias na...
UFPR lamenta falecimento do professor aposentado Mauro Lacerda Santos
A Universidade Federal do Paraná comunica, com pesar, o falecimento do professor aposentado Mauro Lacerda...