logo_branca_ufpr

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ


UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

CEM e os Campi de Palotina e de Jandaia ganham R$1,5 milhão em equipamentos para aulas de campo

Reitor Zaki destaca importância da conquista.Foto:Leonardo Betinelli

Alunos e docentes do Centro de Estudos do Mar/Setor de Ciências da Terra; do Campus Palotina; e do mais novo campus da UFPR, em Jandaia do Sul; contam a partir de hoje, sexta-feira (5), com 15 instrumentos para fazerem levantamentos topográficos e geodésicos, durante as aulas de campo. Os equipamentos foram entregues, no hall do Prédio da Administração, pelo reitor Zaki Akel e por Bruno Damas, gerente de Soluções Especiais da Manfra, empresa fabricante e que doou à UFPR 50% dos equipamentos, cujo custo total foi de 1,5 milhão de reais.

Equipamentos para as aulas de campo.Foto:Leonardo Betinelli

Segundo Luiz Veiga, coordenador do curso de Engenharia Cartográfica da UFPR, os novos equipamentos serão utilizados na medição de ângulos, distâncias e desníveis empregados na construção de plantas topográficas, ou seja, na representação gráfica da superfície (mapas). A aquisição/doação é, portanto, explica o professor, fundamental para as atividades práticas dos alunos de diversos cursos que frequentam a disciplina de topografia, entre eles, os das engenharias (cartográfica e agrícola).

Somados aos 15 instrumentos – seis níveis automáticos, às seis estações totais e aos três receptores de GNSS (última geração de GPS) – as formações que necessitam desses equipamentos – também foram contempladas com a doação de 60 licenças de software de automação, no valor de 120 mil reais. Para o gerente da Manfra e ex-aluno da UFPR (turma de Cartográfica 2008), “é um orgulho poder voltar à Instituição, agora como profissional. A formação foi tão sólida que a própria Manfra, com sede na Suíça, recrutou outros 15 engenheiros da Universidade atuarem na Empresa.

Grupo que participou da entrega dos equipamentos.Foto:Leonardo Betinelli

Além do reitor Zaki Akel e do vice-reitor Rogério Andrade Mulinari, participaram da solenidade de entrega dos equipamentos o diretor e o vice do Setor de Ciências da Terra, Donizeti Giusti e Pedro Faggion, respectivamente; os diretores do Campus de Jandaia do Sul, Roberto Pettres e do Centro de Estudos do Mar (CEM, em Pontal do Paraná), Maurício Noenberg. A cerimônia foi prestigiada, também, por pró-reitores e demais dirigentes da UFPR, bem como, professores, alunos, e técnicos da comunidade universitária do Campus Politécnico.

Por Celsina Favorito

Sugestões

Informativo UFPR (Destaques da semana de 07/08 a 11/08/2023) 
DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA    🧠🔭 Projeto de extensão Ciência para Todos está com inscrições abertas para...
Setor Palotina: Posse da nova direção
No último dia 03, aconteceu a posse da nova Direção do Setor Palotina, Gestão 2023 – 2027, com...
Doutoranda que criou programas para incentivar a adoção de cães é homenageada na Câmara de Curitiba 
Na manhã desta terça-feira (8), Lu Baldan, médica veterinária e doutoranda em Ciências Veterinárias na...
UFPR lamenta falecimento do professor aposentado Mauro Lacerda Santos
A Universidade Federal do Paraná comunica, com pesar, o falecimento do professor aposentado Mauro Lacerda...