Após o levantamento, o CCE concluiu que a melhor forma de agregar os vários aspectos seria definir as impressões e cópias como serviço, o que ocorreu com a contratação da empresa especializada no ramo. A escolha do equipamento mais adequado para cada unidade foi definido pelo Centro de Computação, de acordo com a demanda da unidade, a qual poderá ser ajustada após a fase de implantação. Ou seja, poderá haver troca de equipamento para o de maior ou menor porte e também do número de equipamentos disponibilizados em cada unidade.
O objetivo é que se tenha uso de cópias monocromáticas pelo seu custo e, pela necessidade comprovada, podendo ter equipamentos com opção colorida. Atualmente muitas unidades já estão com as impressoras instaladas e apresentando resultados muito satisfatórios quanto à funcionalidade e qualidade dos equipamentos.
Com a implantação, é possível verificar o número de cópias de cada impressora pelo sistema de bilhetagem. Preliminarmente este levantamento estatístico demonstra uma redução do número de cópias em toda a universidade.
Sobre os equipamentos existentes (impressoras de patrimônio UFPR), as mesmas poderão ser usadas até a extinção dos insumos existente. No caso das impressoras de convênios, se tiverem recursos para a compra de insumos e de manutenção, as mesmas poderão permanecer em uso, mas sem ônus para a UFPR.
Com os levantamentos do CCE, após os primeiros meses de implantação, os custos médios serão avaliados e informados posteriormente a cada unidade. Ainda sobre a operação dos novos equipamentos, o CCE se coloca à disposição para orientações a respeito do seu uso. Nessa data foram divulgados no site do CCE alguns tutoriais para instruir os usuários quanto à melhor utilização dos equipamentos e sanar possíveis dúvidas relativas a eles.
ACS com informações do CCE
Acesse o site do CCE:
http://www.cce.ufpr.br/portal/
Já está disponível a avaliação de cursos e disciplinas do segundo semestre do ano letivo de 2024. Alunos […]
Pesquisadores do Núcleo de Fixação Biológica de Nitrogênio da UFPR trabalharam décadas para criar inoculante que alavanca produção na agricultura.
A exposição “Nhande Mbya Reko: Nosso Jeito de Ser Guarani”, do Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade […]
O Centro de Estações Experimentais – Fazenda Canguiri da Universidade Federal do Paraná (UFPR) recebeu doze novos equipamentos […]