logo_branca_ufpr

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ


UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Caravana da Qualidade de Vida começa atendendo servidores da Reitoria

Servidores particpam do evento na recepção do prédio da Reitoria. Imagem: Leonardo Bettinelli
Servidores particpam do evento na recepção do prédio da Reitoria. Imagem: Leonardo Bettinelli

O primeiro dia da Caravana da Qualidade de Vida encheu de servidores o hall do prédio da Reitoria. O evento foi promovido em uma parceria entre a Associação dos Servidores da UFPR (Asufepar) e a Universidade, por meio da Pró-reitoria de Gestão de Pessoas (Progepe), e nas próximas semanas deve passar pelos outros setores da instituição. Os participantes puderam ser atendidos por profissionais do Hospital de Clínicas e conhecer outras ações desenvolvidas pela Asufepar.

A pró-reitora de Gestão de Pessoas, Laryssa Martins Born, foi a primeira a aferir a pressão arterial e fazer o teste de glicemia no stand montado na recepção. Feliz com o resultado dos exames, ela explica a importância de ações do gênero. “Toda ação que promova a qualidade de vida é importante para conscientizar as pessoas”, opina. Para ela, esta é a oportunidade para que façamos uma pausa e cuidemos de nosso próprio bem-estar. “Na correria do dia-a-dia acabamos esquecendo de nós mesmos”.

“Fazemos uma avaliação clínica e damos orientações a respeito de colesterol, AVC, cânceres de mama e do colo do útero”, explica a vice-diretora de Atividades Sociais da associação, Rosangela Galvão Cordeiro, coordenadora da Caravana. Qualquer pessoa que apresente alterações durante a avaliação é encaminhada para uma consulta no projeto CASA (Centro de Atenção à Saúde) e, se necessário, para exames no HC.

Rosangela ainda explica que programas voltados à saúde física dos servidores são essenciais para que se possa traçar um perfil da comunidade acadêmica a partir do qual serão desenvolvidas novas atividades. Em outras edições, a Caravana registrou aproximadamente 700 atendimentos por dia em cada um dos setores visitados.

Sugestões

Informativo UFPR (Destaques da semana de 07/08 a 11/08/2023) 
DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA    🧠🔭 Projeto de extensão Ciência para Todos está com inscrições abertas para...
Setor Palotina: Posse da nova direção
No último dia 03, aconteceu a posse da nova Direção do Setor Palotina, Gestão 2023 – 2027, com...
Doutoranda que criou programas para incentivar a adoção de cães é homenageada na Câmara de Curitiba 
Na manhã desta terça-feira (8), Lu Baldan, médica veterinária e doutoranda em Ciências Veterinárias na...
UFPR lamenta falecimento do professor aposentado Mauro Lacerda Santos
A Universidade Federal do Paraná comunica, com pesar, o falecimento do professor aposentado Mauro Lacerda...