Capes renova parceria de intercâmbio entre Informática da UFPR e universidade alemã

04 janeiro, 2016
10:58
Por Henrique Rosso
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UFPR
Parceria abre oportunidades para estudantes de Informática Biomédica e Ciências da Computação. FOTO: Portal spie-fau.org

Parceria abre oportunidades para estudantes de Informática Biomédica e Ciências da Computação. FOTO: Portal spie-fau.org

A parceria de intercâmbio entre a UFPR e a universidade alemã de Erlangen-Nürnberg (FAU) foi renovada por mais dois anos (2016/2017). A iniciativa é viabilizada por meio de um programa (UNIBRAL) financiado, em conjunto, pelo Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD) e pela Capes para contribuir para a internacionalização das universidades.

O projeto – coordenado pelo professor da UFPR, Daniel Weingaertner – abre possibilidades de intercâmbio para alunos dos cursos de Informática Biomédica e Ciências da Computação. Iniciada em 2013, a cooperação já enviou oito alunos e dois professores brasileiros para a Alemanha; além de trazer seis estudantes e quatro docentes da Universidade de Erlangen-Nueremberg.

Fundada em 1743, a FAU é reconhecida internacionalmente por sua produção científica. Uma das maiores na Alemanha, possui mais de 40 mil estudantes, 258 cursos e cerca de 500 parcerias com universidades em todo o mundo.

De acordo com o coordenador, o próximo edital deve ser aberto em março de 2016 com previsão de seis vagas para alunos. Para participar do projeto, é necessário cursar Ciência da Computação ou Informática Biomédica, ter bom desempenho acadêmico e fluência em inglês.

Sobre o UNIBRAL

O UNIBRAL é um programa financiado em conjunto pelo Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD) e pela Capes para contribuir para a internacionalização das universidades. Promove projetos de parceria entre instituições alemãs e brasileiras de ensino superior a fim de incentivar o intercâmbio e a cooperação no ensino de graduação. Visa estimular a mobilidade de estudantes de graduação, a aproximação de estruturas curriculares e o reconhecimento mútuo de créditos. Objetiva também o desenvolvimento de estudos integrados de graduação e o aprendizado da língua do país parceiro com aproximação entre as respectivas culturas.

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