Capes seleciona projetos de pesquisa da UFPR em edital voltado a ciências forenses e segurança pública

24 novembro, 2020
15:49
Por edhomologa1
0
Ciência e Tecnologia

Três projetos de pesquisa da Universidade Federal do Paraná (UFPR) estão entre os 17 contemplados no edital da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) voltado a temas de ciência forense e segurança pública, cujo resultado preliminar foi divulgado nesta terça-feira (24). Os projetos abrangem iniciativas dos setores de Ciências Humanas (Departamento de Psicologia), Ciências Sociais Aplicadas (Gestão da Informação) e Ciências Exatas (Química).

Um dos selecionados foi o projeto “Seção de psicologia aplicada à investigação criminal”, coordenado por Adriano Furtado Holanda, professor do Departamento de Psicologia e coordenador do Laboratório de Fenomenologia e Subjetividade (LabFeno) da UFPR.

Também foi contemplado o projeto “Curadoria digital de dados e informações para prevenção da violência nas famílias e comunidades”, coordenado pela professora Denise Fukumi Tsunoda, do Departamento de Gestão da Informação.

O terceiro selecionado é o projeto “Desastres e segurança química: neutralização, monitoramento e rastreabilidade”, coordenado pela professora Elisa Souza Orth, do Departamento de Química e integrante do comitê gestor do Centro de Ciências Forenses da UFPR. Inaugurado em setembro, o centro reúne laboratórios do Setor de Ciências Exatas da UFPR que se dedicam ao tema.

Sobre o edital

A Capes informa ter recebido 156 propostas para o Edital 16/20, que integra o Programa de Cooperação Acadêmica em Segurança Pública e Ciências Forenses (Procad – Segurança Pública e Ciências Forenses). O programa é voltado ao fomento da cooperação acadêmico-científica entre instituições de ensino Superior e órgãos de segurança pública.

Entre as áreas temáticas previstas no edital estão: biometria, genética forense, computação forense, processamento de local de crime, metrologias, rastreabilidade, ciência da dados, equipamentos de segurança, integração de bacos de dados, química e análise de políticas públicas. O edital é uma parceria com o Ministério da Justiça.

(Com informações da CCS/Capes)

Foto em destaque: Marcello Casal Jr./Agência Brasil


Sugestões

14 agosto, 2023

Desenvolvido na UFPR por parceria internacional, magneto molecular Dy(pn)Cl pode ajudar a investigar o ambiente químico em torno […]

10 agosto, 2023

No último dia 03, aconteceu a posse da nova Direção do Setor Palotina, Gestão 2023 – 2027, com […]

09 agosto, 2023

O projeto de extensão “Pré-Vestibular Comunitário”, do setor Palotina da Universidade Federal do Paraná (UFPR), está com inscrições […]

07 agosto, 2023

A série “Cientistas do Brasil” é uma produção que mostra a ciência produzida por pesquisadores das Instituições Federais […]