logo_branca_ufpr

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ


UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Capela histórica da UFPR é reaberta à comunidade

Dom Rafael Biernaski celebra missa de reconsagração da Capela a Nossa Senhora do Carmo - FOTO: Ana Assunção

Após pouco mais de um ano de reformas, a Universidade Federal do Paraná (UFPR) entregou à comunidade um de seus espaços mais antigos e importantes dentro da história patrimonial do estado. A Capela Nossa Senhora do Carmo, parte do prédio da Reitoria desde sua fundação, em 1958, foi toda restaurada, seguindo projeto que priorizou retorno aos aspectos originais da obra. A cerimônia de reinauguração e dedicação do altar foi realizada na noite desta quinta-feira (07).

FOTO: Marcos Solivan
FOTO: Marcos Solivan

O evento reabriu as portas da Capela e mostrou um espaço mais amplo e renovado, incluindo intervenção em piso, pintura, bancos, genoflexórios, ambão, altar, iluminação, esquadrias, parte elétrica, sacristia, além de reforma dos banheiros para adequação às normas mais recentes de adaptabilidade a portadores de necessidades especiais. “Tivemos a preocupação em fazer um levantamento histórico detalhado e, para isso, contamos com acompanhamento da Coordenadoria de Patrimônio do Estado (CPE). Não só a parte interna, mas também a área externa recebeu atenção e voltou a suas características originais, ganhando de novo um jardim, até então encoberto por paralelepípedos”, explica o diretor de Infraestrutura da Prefeitura da Cidade Universitária (PCU), Luiz Carlos da Silva.

O colorido iluminado dos 42 metros de vitral datado à década de 50 continua garantindo belos visuais. Restaurado, peça a peça, durante oitos meses de 2013, os vidros preservaram a arte que retrata momentos da via sacra e serve agora de fundo para o novo altar reposicionado. Justamente por essas mudanças e alterações estruturais, após reinauguração do espaço, a Capela foi reconsagrada a Nossa Senhora do Carmo, em missa celebrada pelo bispo e administrador arquidiocesano, Dom Rafael Biernaski.

A cerimônia, conhecida como “dedicação do altar”, foi realizada em tom solene, com a participação do Coral da Esperança interpretando cantos gregorianos do Ordinário da Missa Gregoriana de Angelis – dedicado a momentos especiais da Igreja Católica. “Este é um espaço que se reapropria de sua importância. É um local de encontro com Deus, de construção do diálogo que faz parte de nossa existência humana”, afirma Dom Rafael Biernaski.

Reitor Zaki Akel Sobrinho e Dom Rafael Biernaski descerraram placa de reinauguração - FOTO: Ana Assunção

Para o reitor da UFPR, Zaki Akel Sobrinho, a Capela é aberta a todas as religiões, exercendo papel conciliador das diferenças e de difusão da fé. “Esta é umas das mais bonitas obras entregues pela Universidade à comunidade,

tanto por seu valor histórico quanto por seu sentido de paz. Esperamos que seja intensamente usada e acolha cada vez mais pessoas como um espaço ecumênico de reflexão e disseminação da fraternidade e da compreensão humana”, diz o reitor.

Programação

A Capela Nossa Senhora do Carmo já está aberta à comunidade. A partir da próxima semana, por exemplo, todas as noites de quinta-feira receberão as Oficinas de Oração e Vida – ação idealizada pelo frei Ignácio Larrañaga, sacerdote capuchinho. Ministradas na UFPR pelo guia Everton de Andrade, as oficinas pretendem contribuir para a qualidade de vida e auxiliar os participantes a encontrarem resiliência diante de situações adversas, por meio de exercícios de reflexões, meditações, silenciamentos, leitura da Bíblia e oração pessoal. A participação é aberta a todos, independentemente da religião que frequentem.

Mais informações: 3360-5179 (horário comercial / evertondeandrade@yahoo.com.br

 

Confira aqui como ficou o restauro da Capela Nossa Senhora do Carmo.

Sugestões

Informativo UFPR (Destaques da semana de 07/08 a 11/08/2023) 
DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA    🧠🔭 Projeto de extensão Ciência para Todos está com inscrições abertas para...
Setor Palotina: Posse da nova direção
No último dia 03, aconteceu a posse da nova Direção do Setor Palotina, Gestão 2023 – 2027, com...
Doutoranda que criou programas para incentivar a adoção de cães é homenageada na Câmara de Curitiba 
Na manhã desta terça-feira (8), Lu Baldan, médica veterinária e doutoranda em Ciências Veterinárias na...
UFPR lamenta falecimento do professor aposentado Mauro Lacerda Santos
A Universidade Federal do Paraná comunica, com pesar, o falecimento do professor aposentado Mauro Lacerda...