logo_branca_ufpr

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ


UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Campus Lixo Zero reunirá universidades e contará com startup americana para debater a gestão de resíduos

A Universidade Federal do Paraná sediará o I Simpósio Campus Lixo Zero. O evento reunirá professores, técnicos e alunos das universidades da capital para discutir e apresentar ideias sobre a gestão de resíduos sólidos nos campi. Esse intercâmbio de informações e conhecimentos será feito por meio de cases das instituições e também palestra com a co-diretora da startup americana Plan – The Post-Landfill Action Network, Faye Christoforo.

Criada por um grupo de estudantes da Universidade de New Hampshire, a Plan envolve voluntários no meio acadêmico a fim de recolher materiais que seriam descartados pelos alunos na saída para as férias, devolvendo-os para reciclagem ou reutilização (em vendas ou doações) no retorno do recesso escolar. Com isso, buscam promover a reflexão sobre o desperdício, provocar uma rede de líderes estudantis que trabalhem pela redução do lixo e criar soluções autossustentáveis para reaproveitamento dos resíduos no ambiente acadêmico. A iniciativa já recebeu diversos prêmios, como o prêmio ambiental concedido a jovens ativistas, The Brower Youth Awards.

Lixo Zero!

FOTO: Curitiba Lixo Zero
A Cissa, mascote do Curitiba Lixo Zero, estará presente nos eventos da próxima semana. FOTO: Curitiba Lixo Zero

O I Simpósio Campus Lixo Zero faz parte da programação da Semana Lixo Zero Curitiba, promovida pelo Instituto Lixo Zero Brasil. O Simpósio abre a Semana, que tem início dia 23 de outubro e segue até 31 do mesmo mês. Em toda a capital, o objetivo será promover o debate, a reflexão e a busca de soluções para os diversos problemas causados pela grande geração, desperdício e encaminhamento incorreto dos resíduos, difusão do conceito Lixo Zero e promoção de suas metas e práticas.

O Instituto é a ONG brasileira autorizada pela Aliança Internacional para o Lixo Zero (Zero Waste International Alliance – ZWIA) para representá-la no Brasil, na articulação com as diversas organizações parceiras no tema, bem como no reconhecimento e na certificação de empresas e organizações que adotam a meta Lixo Zero – ao desviar pelo menos 90% os resíduos em aterros sanitários e incineração.

SERVIÇO
I Simpósio Campus Lixo Zero
Data: 23 de outubro de 2015
Horário: 8h às 17h
Local: Auditório das Ciências Florestais e da Madeira (Cifloma), no Campus Botânico da UFPR (Avenida Prefeito Lothário Meissner, 900 – Jardim Botânico, Curitiba/PR)
Mais informações na fanpage da comunidade Curitiba Lixo Zero

Sugestões

Capitães da areia é a obra do mês de agosto do Clube do Livro
A segunda temporada do Clube do Livro, promovida pelo Sistema de Bibliotecas (SiBi) da Universidade...
Projeto de extensão Ciência para Todos está com inscrições abertas para alunos da UFPR
O projeto de extensão “Ciência para Todos” está com inscrições abertas para o processo seletivo e trainee....
Projeto da UFPR oferece treinamento gratuito de futebol para meninas
Com o objetivo de trabalhar o desenvolvimento integral de meninas entre 10 e 14 anos através da prática...
Inscrições para cursos extensivos do Celin para novos alunos iniciam em 7 de agosto
As inscrições para os cursos extensivos ofertados pelo Centro de Línguas e Interculturalidade (Celin)...