logo_branca_ufpr

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ


UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Campus de Jandaia do Sul oferece aulas preparatórias para o vestibular

Criar condições para o ingresso de estudantes oriundos da rede pública na universidade pública é um dos objetivos do Curso Alcance UFPR, que desde 2015 oferta aulas preparatórias para o vestibular no campus Jandaia do Sul.

O curso foi criado a partir das vivências anteriores dos seus idealizadores: o coordenador, professor Daniel Angelo Longhi, que havia participado de um projeto semelhante na Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC); o professor Carlos Eurico Galvão Rosa e a servidora técnica-administrativa Márcia Inês Schabarum Mikuska, vice-coordenadora. O projeto envolve alunos da graduação, orientadores de áreas de disciplina e coordenadores, que desenvolvem materiais e ministram aulas.

Longhi explica que o Curso Alcance UFPR surgiu a partir de demandas regionais e representa uma contrapartida da universidade. Segundo ele, outros fatores que levaram à criação do curso são a escassez de cursos pré-vestibulares na região de Jandaia do Sul e o baixo desempenho de alunos calouros dos cursos de graduação da UFPR – Jandaia do Sul nas disciplinas de Matemática, Física e Química.

Em 2016, quando iniciou as atividades, 50 estudantes foram atendidos. Para 2017 a procura gerou um aumento de mais 70 vagas, que são preenchidas por estudantes do terceiro ano ou formados em escolas públicas. Alunos de escolas particulares, no terceiro ano, também podem participar, mas, para preservar o intuito inicial do Curso Alcance,  a prioridade na matrícula é para candidatos da rede pública.

“Pelos critérios de seleção definidos, nosso principal público-alvo são os alunos do terceiro ano do ensino médio de escolas públicas e formados em escolas públicas. A grande maioria destes conhece a universidade e tem ideia da profissão que deseja seguir. O grande problema é a dificuldade deles em conseguir a aprovação nos vestibulares concorridos das universidades públicas, o que limita o acesso. O Curso Alcance UFPR tem sido encarado por eles como uma grande oportunidade de ampliar conhecimentos teóricos para os vestibulares e processos seletivos, além de ter contato prévio e conhecer a estrutura, cursos e alunos da UFPR”,  conta Longhi.

Não há dados oficiais sobre o número de aprovados, mas Longhi conta que há vários estudantes do projeto que hoje estudam no campus de Jandaia do Sul da UFPR, agora como universitários.

Como participar?

Os interessados em candidatar-se a uma vaga devem estar atentos ao site do projeto, no qual anualmente é publicado um edital de abertura do curso, selecionando tanto estudantes quanto voluntários para colaborar como professores.  As inscrições ocorrem exclusivamente pela internet. As vagas remanescentes são preenchidas por chamadas complementares até o início do curso.

 

Serviço:

www.jandaiadosul.ufpr.br/cursoalcanceufpr

https://www.facebook.com/cursoalcanceufpr

 

 

Sugestões

Post de Evento
Vai ser publicado um Edital sobre ……
Pré-Vestibular Comunitário da UFPR está com vagas remanescentes abertas
O projeto de extensão “Pré-Vestibular Comunitário”, do setor Palotina da Universidade Federal do Paraná...
Provar 2024: UFPR tem 804 vagas abertas em cursos de graduação, inscrições até 11/08
Esta é a última semana para inscrição de interessados em uma das 804 vagas em cursos de graduação oferecidas...
Mestrado acadêmico em Enfermagem recebe inscrições
O Programa de Pós-graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Paraná oferece 24 vagas para o curso...