Campus da Indústria e Instituto Senai de Inovação aproximam academia e setor produtivo

18 setembro, 2013
11:37
Por
0
Ciência e Tecnologia

Apresentação da placa do Campus da Indústria

Apresentação da placa do Campus da Indústria


Um novo momento de integração entre a indústria e a academia está começando no Paraná. Foram lançadas na terça-feira, dia 17, em Curitiba, duas iniciativas de peso para isso: o primeiro Instituto Senai de Inovação do país e o Campus da Indústria. Também foi assinado um pacto de parceria entre universidades e entidades representativas da sociedade para o desenvolvimento de projetos em prol da indústria e da qualidade de vida da população.

A solenidade, realizada na Fiep, contou com autoridades de peso, como o vice-governador Flávio Arns, o prefeito de Curitiba, Gustavo Fruet, secretários de estado e representantes das principais universidades de Curitiba. O reitor Zaki Akel Sobrinho falou em nome dos parceiros do pacto. “Estamos vivendo um marco da ciência e tecnologia no país, que traz a aliança estratégica da academia com o setor produtivo”, afirmou. Segundo ele, os pesquisadores das universidades irão utilizar a estrutura de ponta do laboratório e realizar pesquisas de temas de interesse da indústria, apresentando soluções para os problemas concretos das empresas. Essa integração já existe em outros países, trazendo resultados positivos, lembrou.

O Paraná foi o primeiro estado brasileiro a inaugurar um Instituto Senai de Inovação. A linha de atuação dessa unidade será a Eletroquímica e o objetivo será o desenvolvimento de diversas linhas de pesquisa aplicada, em diferentes segmentos da indústria. A estrutura atual conta com 36 equipamentos no valor de R$8 milhões, instalados em 300m². Outras 24 unidades estão previstas para serem instaladas em vários lugares do Brasil nos próximos anos. Seis delas começam a funcionar até o primeiro semestre de 2014. Duas são na Bahia, nas áreas de mecatrônica, e conformação e soldagem; duas em Minas Gerais, nas áreas de engenharia de superfície e metalurgia; uma em Santa Catarina, de mecânica fina, e uma no Rio Grande do Sul, de tecnologia de polímeros.

Reitor Zaki Akel Sobrinho fala em nome dos parceiros do Pacto da Indústria

Reitor Zaki Akel Sobrinho fala em nome dos parceiros do Pacto da Indústria


CAMPUS DA INDÚSTRIA
A área onde está instalado o Sistema Fiep, no Jardim Botânico, ganhou na solenidade o nome de Campus da Indústria, a partir da proposta de abrigar e incentivar pesquisas aplicadas. De acordo com o presidente da Fiep, Edson Campagnolo, “com o fortalecimento das alianças do Sistema Fiep com as instituições de ciência e tecnologia e a consolidação da pesquisa aplicada, o Campus da Indústria será um grande ícone da inovação e da competitividade da indústria paranaense e brasileira”. Com área de 165 mil m², o Campus da Indústria é uma das 40 unidades do Sistema Fiep no Paraná.

Atualmente, o espaço abriga departamentos da Fiep, Sesi e Senai, serve como sede para instituições parceiras, além de contar com empresas de base tecnológicas incubadas. A curto e médio prazo, o local abrigará o Instituto Senai de Inovação, o Movimento Educação para o Mundo do Trabalho, a Escola de Qualidade de Vida, entre outros projetos.

Assinaram o Pacto da Indústria a Prefeitura Municipal de Curitiba. Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior; Fundação Araucária; Universidade Federal do Paraná, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Instituto Federal do Paraná e Instituto de Tecnologia para o Desenvolvimento (Lactec).

Sugestões

14 agosto, 2023

Desenvolvido na UFPR por parceria internacional, magneto molecular Dy(pn)Cl pode ajudar a investigar o ambiente químico em torno […]

10 agosto, 2023

No último dia 03, aconteceu a posse da nova Direção do Setor Palotina, Gestão 2023 – 2027, com […]

09 agosto, 2023

O projeto de extensão “Pré-Vestibular Comunitário”, do setor Palotina da Universidade Federal do Paraná (UFPR), está com inscrições […]

07 agosto, 2023

A série “Cientistas do Brasil” é uma produção que mostra a ciência produzida por pesquisadores das Instituições Federais […]