O Campus Avançado de Jandaia do Sul da Universidade Federal do Paraná inaugurou nesta terça-feira (3) o Centro de Inovação, Tecnologia e Empreendedorismo (CITE). A unidade, instalada na Faculdade de Filosofia Ciências e Letras no município de Mandaguari, é composta por seis laboratórios nas áreas de Tecnologia em Alimentos para Humanos, Tecnologia em Alimentos para Animais, Simulação e Sistemas de Produção, Botânica, Física dos Solos e Microbiologia..
O CITE é resultado de um Termo de Cooperação Técnica entre a Prefeitura de Mandaguari e a UFPR. Criado para atender a demanda por um espaço para professores e alunos desenvolverem projetos, pesquisas e trabalhos, o Centro vai atender todos os cursos oferecidos pelo campus, principalmente os relacionados à Engenharia.
José Eduardo Padilha de Sousa, vice-diretor do Campus e autor da iniciativa do CITE, destaca que o local foi também pensado para atender as necessidades das empresas da região: “É necessário que haja interesse tecnológico do setor empresarial e da comunidade. Pensamos em atender a demanda agroindustrial da região. A intenção é transferir tecnologia e passar para frente o conhecimento”.
De acordo com o diretor de Apoio aos Campi Avançados da UFPR, Helton José Alves, o objetivo do CITE é devolver para a sociedade o investimento que foi feito em ensino, pesquisa e extensão. “Vamos trabalhar diariamente para que professores e alunos possam desenvolver tecnologia aqui”, disse.
Durante a inauguração, a vice-reitora Graciela Bolzón de Muniz lembrou que o centro vai reforçar a posição de destaque na UFPR no campo da inovação.
Também esteve presente na inauguração o diretor executivo da Agência de Inovação UFPR, Carlos Yamamoto, que colocou à disposição da comunidade toda a infraestrutura da universidade. “Tecnologia e inovação significam desenvolvimento, criação de empregos e geração de renda. Queremos levar soluções tecnológicas e inovação a todo o Brasil”, disse.
A vice-reitora da UFPR, Graciela Bolzón de Muniz, também foi peça fundamental na conquista do CITE, não medindo esforços para concretizar o projeto. Graciela lembrou que a UFPR está em quarto lugar no quesito inovação no Ranking Universitário Folha, que abrange instituicões de todo o País. “Tenho certeza que juntos vamos transformar essa região e contribuir para que o Brasil seja um país de excelência nessa área”, afirmou.
Já está disponível a avaliação de cursos e disciplinas do segundo semestre do ano letivo de 2024. Alunos […]
Pesquisadores do Núcleo de Fixação Biológica de Nitrogênio da UFPR trabalharam décadas para criar inoculante que alavanca produção na agricultura.
A exposição “Nhande Mbya Reko: Nosso Jeito de Ser Guarani”, do Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade […]
O Centro de Estações Experimentais – Fazenda Canguiri da Universidade Federal do Paraná (UFPR) recebeu doze novos equipamentos […]