logo_branca_ufpr

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ


UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Campi da UFPR no litoral e interior do Paraná apresentam cursos na UFPR: Cursos e Profissões

A UFPR está presente em todo o estado do Paraná. Além dos campi que estão em Curitiba a universidade conta ainda com outros cinco que também estão participando da UFPR: Cursos e Profissões apresentando seus cursos e projetos. Ao todo são mais de 1200 vagas só para esses campi.

Interior do Estado

Em Jandaia do Sul a UFPR são três graduações na área de Engenharia – Engenharia Agrícola, Engenharia de Alimentos e Engenharia de Produção – e duas licenciaturas – em Ciências Exatas e em Computação. Dos cinco cursos, quatro não são ofertados em Curitiba.

Pamela Henenge Czarneski é uma das estudantes que escolheu Jandaia do Sul para estudar Engenharia de Alimentos. De Araucária, Região Metropolitana de Curitiba, a acadêmica mudou-se para a região norte do estado buscando a qualidade de formação da UFPR. ” Nós temos estrutura, a área de trabalho é muito rica. É um campus num lugar mais isolado, mas que está desenvolvendo a região como um todo. Ao estudante que tem interesse, vale a pena a experiência”. Pamela conta ainda que não sabe se retornará a cidade de origem, uma vez que o campo de trabalho em Jandaia apresenta muitas oportunidades.

Em Palotina, são mais oito cursos, sendo que dois destes, Ciências Biológicas e Engenharia de Aquicultura receberem nota máxima no Conceito Preliminar de Curso, que é atribuído pelo Ministério da Educação (MEC). Não a toa, como conta o estudante Felipe Alves de Oliveira, gente de todo o país presta vestibular para aquicultura: “Nós temos colegas de várias partes do país, inclusive do Amazonas. Eu vim de Sorriso, no Mato Grosso, e escolhi a UFPR por ser uma universidade pública e uma das mais bem conceituadas do país” – conta o futuro engenheiro.

Já em Toledo apenas Medicina é ofertado. Ao todo serão 60 vagas. Para Otávio Scarioto, estudante do curso, o diferencial da graduação neste campus é que o estudante tem o contato com o acompanhamento da prática desde o primeiro período.

Litoral

No Litoral do estado a UFPR possuí dois campi: um em Pontal do Paraná, o Centro de Estudos do Mar, e outro em Matinhos.

O Centro de Estudos do Mar (CEM) da UFPR tem forte tradição em pesquisa nas Ciências do Mar, com projetos de abrangência nacional e internacional. Vinculado ao Setor de Ciências da Terra, o CEM oferece, atualmente, quatro cursos de graduação: Oceanografia, Engenharia Civil com ênfase em Engenharia Costeira, Engenharia Ambienta e Sanitária, Engenharia de Aquicultura.

Já em Matinhos são 14 cursos, sendo que neste vestibular apenas 12 serão ofertados: Administração Pública, Agroecologia, Artes, Ciências, Educação Física, Geografia, Gestão de Turismo, Gestão e Empreendedorismo, Gestão Imobiliária, Linguagem e Comunicação, Saúde Coletiva e Serviço Social.

Manoela Costetti, do terceiro período do curso de Linguagem e Comunicação diz que escolheu o campus porque o Projeto Político Pedagógico do Litoral chamou sua atenção: “É muito diferente. Eu acredito que a UFPR lá tem muita importância para a comunidade, porque transmite o que é essa comunidade local e quem são as pessoas do litoral, numa tentativa de resgate da cultura dessa região. Nós temos muito contato com os indígenas, com os quilombolas, e isso enriquece tanto a região quanto a nossa formação”.

O Projeto Político Pedagógico do Setor é um aspecto de destaque, pois prevê a promoção da educação pública integrada e o desenvolvimento junto às comunidades locais para contribuição decisiva do progresso científico, econômico, ecológico e cultural. Isso propicia grande interação entre a comunidade acadêmica e da região.

Os cinco campi estarão presentes na UFPR: Cursos e Profissões até domingo. No sábado a feira funciona até 18h, e no domingo até 16h.

Sugestões

Post de Evento
Vai ser publicado um Edital sobre ……
Pré-Vestibular Comunitário da UFPR está com vagas remanescentes abertas
O projeto de extensão “Pré-Vestibular Comunitário”, do setor Palotina da Universidade Federal do Paraná...
Provar 2024: UFPR tem 804 vagas abertas em cursos de graduação, inscrições até 11/08
Esta é a última semana para inscrição de interessados em uma das 804 vagas em cursos de graduação oferecidas...
Mestrado acadêmico em Enfermagem recebe inscrições
O Programa de Pós-graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Paraná oferece 24 vagas para o curso...