logo_branca_ufpr

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ


UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Campeã dos Jogos Paranaenses, UFPR se prepara para última competição de 2015

Depois de um ano de muitos campeonatos e títulos, as equipes esportivas da UFPR estão a caminho do último compromisso: a 28º Copa Unisinos, que começa nessa quinta (22) e acontecerá na cidade de São Leopoldo, no Rio Grande do Sul.

A UFPR levará cerca de 130 atletas que participarão de oito modalidades (basquete, futebol, vôlei, handebol, atletismo, jiu-jitsu, judô e xadrez), todas com representantes tanto no feminino quanto no masculino. A expectativa é de um fechamento positivo para as equipes que tiveram um ano cheio de vitórias.

Foto: Ana Assunção
Foto: Ana Assunção

Segundo a coordenadora das Equipes Representativas da UFPR, Rosângela Irene Fernandes, os resultados vêm melhorando gradativamente e só foram possíveis através de uma parceira entre a Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis, o Centro de Educação Física e Desportos e o Departamento de Educação Física, que permitiu a distribuição de bolsas e repasse de verbas para gastos como os das viagens. “Antes não tínhamos como fazer esporte desse jeito. Não tinha organização ou estrutura pra fazer tudo acontecer, e agora as coisas estão caminhando”, explica.

 

Jogos Universitários Paranaenses

Esse ano, depois de dois segundos lugares em 2013 e 2014, a UFPR ficou com o primeiro lugar nos 55º Jogos Universitários Paranaenses, que aconteceram em agosto na cidade de São José dos Pinhais. A Universidade foi primeira colocada no atletismo feminino e no tênis de mesa e xadrez masculinos. Outras cinco modalidades ficaram com a segunda posição e três com a terceira colocação, garantindo o primeiro lugar geral.

Foto: Ana Assunção
Foto: Ana Assunção

A conquista para a Universidade foi dupla: além de vencer o Paranaense, os atletas se classificaram para o próximo JUBS (Jogos Universitários Brasileiros). Para Rosângela isso é reflexo do trabalho que vem sendo feito por todos os envolvidos no projeto. “Todos são muito comprometidos, têm contrato que precisa ser cumprido, mas é muito satisfatório vê-los. Nós acabamos construindo uma história juntos”, conta Rosângela.

Por Kaleb Ferreira (sob orientação de Jaqueline Carrara e Aurélio Munhoz)

Sugestões

Capitães da areia é a obra do mês de agosto do Clube do Livro
A segunda temporada do Clube do Livro, promovida pelo Sistema de Bibliotecas (SiBi) da Universidade...
Projeto de extensão Ciência para Todos está com inscrições abertas para alunos da UFPR
O projeto de extensão “Ciência para Todos” está com inscrições abertas para o processo seletivo e trainee....
Projeto da UFPR oferece treinamento gratuito de futebol para meninas
Com o objetivo de trabalhar o desenvolvimento integral de meninas entre 10 e 14 anos através da prática...
Inscrições para cursos extensivos do Celin para novos alunos iniciam em 7 de agosto
As inscrições para os cursos extensivos ofertados pelo Centro de Línguas e Interculturalidade (Celin)...