logo_branca_ufpr

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ


UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Camerata Antiqua de Curitiba leva música a pacientes e funcionários do HC

Apresentação faz parte do projeto Música pela Vida. Fotos: Allan Césio da Silva.

Quem foi consultar no Hospital de Clínicas (HC) da UFPR nesta sexta-feira (26) teve uma surpresa muito especial: a Camerata Antiqua de Curitiba apresentou música clássica para pacientes, familiares e funcionários.

“Até chorei. Fiquei muito emocionada com a música. O Hospital é muito bom e esta iniciativa é ótima”, relatou Elizabete Gerônino Dias, que veio para tirar os pontos de uma cirurgia de hérnia de hiato que fez há dez dias.

O projeto “Música pela Vida” da Camerata leva seus músicos para apresentações em instituições públicas de saúde, asilos e creches há 20 anos. No repertório desta apresentação, estavam os “Quatro Momentos” de Ernani Aguiar, executando obras nordestinas; as “Bachianas – nº 05”, de Vila Lobos; “Serenata Noturna” de Amadeus Wofgang Mozart e a divertida “Plink Plank Plunk”, do norte-americano  Leroy Anderson.

“É uma forma de descentralizar as atividades da Camerata, que normalmente se apresenta no auditório da Capela Santa Maria”,  explicou o coordenador Martin Lutero. “Além disso, traz uma pouco de alegria aos pacientes e parentes. É uma função social”, completou.

Priscila Lisicki, de 6 anos, pediu autógrafo ao coordenador da Camerata, Martin Lutero.

Lutero foi surpreendido pela pequena Priscila Moreira Lisicki, de 6 anos, que lhe pediu um autógrafo. A menina, acompanhada da mãe, Maria de Lurdes, veio consultar para acompanhamento pós-cirúrgico de um procedimento realizado para retirar sua hérnia umbilical. “As músicas são muito legais. Mas, só conhecia o violino”, disse a pequena ao lado de Lutero, que portava seu violoncelo.

A coordenadora dos serviços terceirizados de limpeza do HC, Sueli Ferreira dos Santos, achou a apresentação “maravilhosa”. “Ajuda a distrair os pacientes e funcionários, que podem ficar tristes frente às doenças. É diferente. É muito bom”, disse.

Música pela Vida

A Camerata Antíqua da Fundação Cultural de Curitiba tem 45 anos e o projeto Música pela Vida foi criado em 1990. Desde então, todos os anos o grupo visita asilos, educandários e hospitais, entre os quais o Hospital de Clínicas.

Por Renildo Meurer

Sugestões

Capitães da areia é a obra do mês de agosto do Clube do Livro
A segunda temporada do Clube do Livro, promovida pelo Sistema de Bibliotecas (SiBi) da Universidade...
Projeto de extensão Ciência para Todos está com inscrições abertas para alunos da UFPR
O projeto de extensão “Ciência para Todos” está com inscrições abertas para o processo seletivo e trainee....
Projeto da UFPR oferece treinamento gratuito de futebol para meninas
Com o objetivo de trabalhar o desenvolvimento integral de meninas entre 10 e 14 anos através da prática...
Inscrições para cursos extensivos do Celin para novos alunos iniciam em 7 de agosto
As inscrições para os cursos extensivos ofertados pelo Centro de Línguas e Interculturalidade (Celin)...