logo_branca_ufpr

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ


UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Calouros de jornalismo da UFPR já podem se matricular e começam as aulas na próxima segunda-feira (17)

Entrevista coletiva no Gabinete do Reitor - Foto: Marcos Solivan
Entrevista coletiva no Gabinete do Reitor - Foto: Marcos Solivan
O Núcleo de Assuntos Acadêmicos da UFPR (NAA) começou a matricular nesta quarta-feira (12) os estudantes aprovados no último vestibular para o curso de Jornalismo. O registro acadêmico prossegue até sexta-feira (14) e as aulas para os novos alunos iniciam na próxima segunda-feira ( 17).

Essas decisões foram tomadas depois que a Secretaria de Regulação do Ensino Superior do Ministério da Educação autorizou a matrícula,que tinha sido suspensa em dezembro de 2013, porque o curso teve notas baixas nas duas últimas provas do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes( Enade).

A decisão de “revogar a medida cautelar de suspensão de ingressos” foi baseada no parecer da comissão de avaliação enviada à UFPR nos dias 24 e 25 de fevereiro. Os avaliadores analisaram itens ligados à infraestrutura, pessoal e grade curricular, dando o aval para a retomada das atividades normais do curso.

Muito estudo – Em coletiva na manhã desta quarta-feira (12), o reitor Zaki Akel Sobrinho destacou e agradeceu o grande esforço de todos que receberam a Comissão de Avaliação do MEC. “O caminho da não judicialização da questão mostra-se agora correto. A medida foi revertida e as aulas serão repostas sem prejuízo na formação dos alunos. Foi um conjunto de fatores que levou a UFPR a este percalço. Mas, a partir de agora, sala de aula, muito estudo e muito trabalho. Fazer da crise uma oportunidade”, explicou.

Registro – “O NAA está entrando em contato com os alunos do curso para o Registro Acadêmico e a Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) elabora o edital de chamamento para os estudantes de fora de Curitiba”, lembrou a pró-reitora de Graduação Maria Amélia Sabbag Zainko durante a coletiva. Segundo ela, foi um período tenso para a UFPR mas a vida estudantil seguirá formalmente para os alunos de Jornalismo.

Solicitações – A comissão do MEC pediu para que a biblioteca do curso fosse transferida do Setor de Humanas (no complexo da Reitoria) para o departamento (no campus Juvevê), o que já ocorreu. Outra solicitação é a reforma curricular. De acordo com os professores do curso, essa proposta está em andamento e novas disciplinas devem ser introduzidas em 2015. A terceira medida acertada com o ministério diz respeito à criação de um sistema de autoavaliação, o que também já está sendo programado.

Sugestões

Informativo UFPR (Destaques da semana de 07/08 a 11/08/2023) 
DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA    🧠🔭 Projeto de extensão Ciência para Todos está com inscrições abertas para...
Setor Palotina: Posse da nova direção
No último dia 03, aconteceu a posse da nova Direção do Setor Palotina, Gestão 2023 – 2027, com...
Doutoranda que criou programas para incentivar a adoção de cães é homenageada na Câmara de Curitiba 
Na manhã desta terça-feira (8), Lu Baldan, médica veterinária e doutoranda em Ciências Veterinárias na...
UFPR lamenta falecimento do professor aposentado Mauro Lacerda Santos
A Universidade Federal do Paraná comunica, com pesar, o falecimento do professor aposentado Mauro Lacerda...