C3SL fará a entrega dos códigos-fonte do Programa Paraná Digital à Comunidade Internacional

09 abril, 2007
00:00
Por
0
UFPR

Nos próximos dias 12, 13 e 14 de abril, estudantes e professores dos Departamentos de Informática e Física da UFPR que participam do C3SL – Centro de Computação Científica e Software Livre estarão em Porto Alegre no FISL – Fórum Internacional de Software Livre fazendo a entrega dos códigos-fonte do Programa Paraná Digital para a Comunidade Internacional de Software Livre. O objetivo é fazer com que outros estados e países possam usufruir do trabalho desenvolvido pela Universidade Federal do Paraná e, ao mesmo tempo, contribuir com o projeto.

O Paraná Digital é uma das maiores e mais inovadoras experiências de inclusão digital de que se tem notícia. Com o apoio das Secretarias de Educação, de Ciência e Tecnologia e de Assuntos Estratégicos do Paraná, da CELEPAR, da COPEL e da UFPR, estão sendo implementados laboratórios de informática nas escolas da rede pública do Estado. Até agora os laboratórios já foram instalados em cerca de 300 escolas e até o final do primeiro semestre de 2007 serão instalados em todas as escolas da rede pública, totalizando 2.100 laboratórios. Conta com uma rede de 44 mil computadores que vão beneficiar 1,5 milhão de alunos em 399 municípios.

O C3SL apresentou um modelo viável de laboratório, de custo reduzido, devido ao desenvolvimento dos Multiterminais e uso de software livre, e concebeu um sistema único e integrado de todas as escolas que permite gerência remota e centralizada de toda a rede, viabilizando assim a continuidade e estabilidade de funcionamento dos laboratórios.

O objetivo do Paraná Digital é possibilitar aos professores e alunos dessas escolas o uso de ferramentas de Internet, editoração, planilhas e diversos programas de software livre úteis para a educação. Mas o projeto vai além disso, pois não pretende apenas disponibilizar os computadores para as escolas e lucrar com a publicidade da instalação, mas se preocupa com o uso continuado dos laboratórios, pois sabe que a rede pública de educação do Paraná merece mais, merece uma verdadeira ferramenta pedagógica a serviço de todos. A experiência consolida o Paraná como referência internacional de desenvolvimento de tecnologias baseadas em software livre.

SOBRE O FISL – Na sua oitava edição, o Fórum Internacional de Software Livre em Porto Alegre terá o mote “socialmente justo, tecnologicamente viável e economicamente sustentável” e contará com a participação de estudantes, pesquisadores e interessados em software livre em geral.

Ao contrário do software proprietário, os programas de software livre podem ser usados, copiados, estudados, modificados e redistribuídos desde que atendam a algumas restrições: a principal delas é que o código-fonte do programa seja disponível para qualquer pessoa interessada, e que assim possa contribuir com melhorias para o programa em questão.

SOBRE O C3SL E O PARANÁ DIGITAL – O Paraná Digital, que é totalmente baseado em software livre, teve sua primeira parte concluída e sua efetivação foi simbolizada pela entrega dos códigos-fonte do projeto para o governador Roberto Requião no final de fevereiro deste ano. No FISL, o C3SL participará também com uma palestra sobre a tecnologia dos Multiterminais, desenvolvida pelos próprios alunos e pesquisadores da UFPR.

Com apenas 15 computadores, o Laboratório Multiterminal da UFPR tem capacidade para 60 usuários e custa 50% menos que um laboratório comum. Em cada computador são ligados quatro conjuntos de monitor, teclado e mouse, possibilitando que os usuários trabalhem simultaneamente. O Laboratório Multiterminal funciona como laboratório-piloto do Paraná Digital.

Mais informações sobre o C3SL, o Laboratório Multiterminal e os trabalhos desenvolvidos podem ser obtidas nos sites http://www.c3sl.ufpr.br/pt-br/www.inf.ufpr.br/ e do http://fisica.ufpr.br/ da http://www.ufpr.br/.

Link(s) relacionado(s):

Fonte: Vivian de Albuquerque

Sugestões

14 agosto, 2023

Desenvolvido na UFPR por parceria internacional, magneto molecular Dy(pn)Cl pode ajudar a investigar o ambiente químico em torno […]

10 agosto, 2023

No último dia 03, aconteceu a posse da nova Direção do Setor Palotina, Gestão 2023 – 2027, com […]

09 agosto, 2023

O projeto de extensão “Pré-Vestibular Comunitário”, do setor Palotina da Universidade Federal do Paraná (UFPR), está com inscrições […]

07 agosto, 2023

A série “Cientistas do Brasil” é uma produção que mostra a ciência produzida por pesquisadores das Instituições Federais […]