

O boletim A Traça especial de natal aborda os documentos pessoais, que são aqueles materiais que registram a vida cotidiana das pessoas: cartas, fotografias, receitas, bilhetes, cartões, desenhos infantis. “Sabemos que estes acervos podem ser potencialmente interessantes para a História da Educação, mas podem ser muito mais, pois de forma especial, registram a vida cotidiana, alegrias, conquistas, desafios, trabalho, amizades”, diz o texto.
Projeto de extensão
O projeto de extensão Histórias e Memórias sobre Educação promove ações educativas, de pesquisa e de constituição e preservação de acervos e fontes relacionados à História da Educação, especialmente no Paraná. “Neste ano, com a impossibilidade de realização de atividades presenciais, a equipe do projeto dedicou-se a pesquisas online, com o levantamento de materiais acadêmicos e técnicos relacionados ao nosso tema; à produção de artigos e relatos de experiência; e à produção do Boletim A Traça, voltado à divulgação de informações sobre iniciativas de preservação de acervos relacionados à educação, e a orientações para preservação de documentos”, explica a professora Nádia G. Gonçalves, coordenadora do projeto.
Neste ano foram cinco edições de A Traça, que trataram da preservação de livros, de fotografias, da digitalização de documentos, de Centros de Memória e dos documentos pessoais. Os boletins estão disponíveis nesta página.