logo_branca_ufpr

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ


UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Biblioteca do Campus Rebouças adota proposta inovadora de serviços e ampla interação com comunidade acadêmica

O balcão de empréstimos e devoluções foi projetado pelas alunas da disciplina de Ergonomia. Imagem: Samira Chami Neves.
O balcão de empréstimos e de devoluções da biblioteca do Campus Rebouças foi projetado pelas alunas da disciplina de Ergonomia. Imagem: Samira Chami Neves.

A nova biblioteca da UFPR está inovando também na sua proposta de trabalho à comunidade acadêmica. Instalada em um espaço de 1,4 mil metros quadrados distribuídos em dois andares do Anexo A do novo Campus Rebouças, em Curitiba, a biblioteca está adotando um modelo de gestão baseado na ampla interação com a comunidade universitária e no estímulo à interatividade entre alunos, professores e coordenadores de cursos.

A ideia é que a biblioteca não seja apenas um espaço para os alunos pesquisarem e estudarem, mas também para desenvolverem práticas profissionais e culturais debatidas em sala de aula e, ainda, interagirem com estudantes e professores de outros cursos. “O nosso diferencial será a relação com o público”, explica a chefe da biblioteca, Sônia Mara Saldanha Bach Passot. “Queremos ter uma relação mais próxima com eles, fazendo com que os estudantes colaborem com a biblioteca e possam desenvolver aqui projetos de extensão e mesmo ideias que tenham para interagir com a comunidade”.

Resultados positivos

O novo modelo já foi adotado, com sucesso, pelas alunas da disciplina de Ergonomia (curso de Terapia Ocupacional) Aline Klein, Ellen Sakowicz e Aline Ávila e pela professora-doutora Iranise Moro Pereira Jorge. Elas apresentaram projetos sobre o planejamento das estantes e seus acervos, a organização dos espaços, o diagnóstico da biblioteca e a reforma do balcão de empréstimo, respeitando as normas de Ergonomia. O modelo foi seguido, garantindo condições de trabalho adequadas aos colaboradores que vão trabalhar no local. “Elas defenderam um Trabalho de Conclusão de Curso e escreveram um artigo cientifico sobre o tema. Foi um trabalho muito bonito, útil e importante”, comentou Sonia Mara.

Um dos espaços de convivência entre os usuários da biblioteca: proposta de interação plena. Imagem: Samira Chami Neves.
Um dos espaços de convivência entre os usuários da biblioteca: proposta de interação plena. Imagem: Samira Chami Neves.

Alunos do curso de Artes, do Laboratório de Cerâmica e Escultura do Departamento de Artes (DeAartes/UFPR), no bairro Batel, também já aderiram à proposta. Eles vão apresentar na biblioteca um painel de cerâmica interativo, em maio de 2017 – trabalho do projeto de extensão “Espaços em comum – práticas artísticas em cerâmica”. O projeto começou a ser desenvolvido em dezembro de 2015, sob orientação da professora-doutora Isabelle Catucci.

Proposta surgiu de mestrado

A proposta da interatividade e da intersdisciplinaridade da biblioteca surgiu a partir da dissertação de mestrado que Sonia Mara elaborou para seu curso, na França, em 2010. A ideia foi propor uma dissertação que apresentasse inovações no setor. A chefe da Biblioteca do campus Rebouças produziu 250 páginas de relatórios, ao longo de 4,5 anos, mostrando os resultados positivos do trabalho. Pela liberdade que teve em todas as fases do processo, ela agradece à atual diretora do Sistema de Bibliotecas da UFPR, Tania Barros Baggio, e também sua antecessora, Ligia Setenareski.

A biblioteca
A Biblioteca do Campus Rebouças foi inaugurada no último dia 16. Tem 1,4 mil metros quadrados de área, em dois andares. No térreo, estão o balcão de empréstimos e devoluções, a sala de estudos em grupos, a sala de treinamento (com 20 lugares) e ainda um espaço para exposições. No piso superior, está todo o acervo de 56 mil títulos (livros, periódicos e material audiovisual), o setor administrativo, dois espaços de convivência e 45 lugares para os usuários, em bancadas individuais. A biblioteca será destinada aos estudantes dos cursos de Educação (hoje abrigados no Edifício D. Pedro II, no centro da cidade) e de Turismo (no Edifício D. Pedro I, ao lado do prédio da Reitoria).

A biblioteca está localizada no Anexo A do Campus Rebouças - o mais recente da UFPR. Imagem: Samira Chami Neves.;
A biblioteca está localizada no Anexo A do Campus Rebouças – o mais recente da UFPR. Imagem: Samira Chami Neves.

 

Sugestões

Capitães da areia é a obra do mês de agosto do Clube do Livro
A segunda temporada do Clube do Livro, promovida pelo Sistema de Bibliotecas (SiBi) da Universidade...
Projeto de extensão Ciência para Todos está com inscrições abertas para alunos da UFPR
O projeto de extensão “Ciência para Todos” está com inscrições abertas para o processo seletivo e trainee....
Projeto da UFPR oferece treinamento gratuito de futebol para meninas
Com o objetivo de trabalhar o desenvolvimento integral de meninas entre 10 e 14 anos através da prática...
Inscrições para cursos extensivos do Celin para novos alunos iniciam em 7 de agosto
As inscrições para os cursos extensivos ofertados pelo Centro de Línguas e Interculturalidade (Celin)...