logo_branca_ufpr

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ


UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Bandas encerram primeiro dia da 7ª Semana de Antropologia e 1º Seminário de Etnologia e Museus

A apresentação foi precedida de um solo do professor João Rickli. Os dois eventos continuam até esta quinta-feira, dia 27. Imagem: Ana Assunção
A apresentação foi precedida de um solo do professor João Rickli. Os dois eventos continuam até esta quinta-feira, dia 27. Imagem: Ana Assunção

O primeiro dia da 7ª Semana de Antropologia – Desafios da Alteridade e 1º Seminário de Etnologia e Museus da Universidade Federal do Paraná, que começou ontem (dia 24) e prossegue até quinta-feira (dia 27), terminou com a apresentação de duas bandas no recital “Música e Diversidade Religiosa”.

Apoiado pela Pró-Reitoria de Cultura, o recital exibiu os grupos Krishna Katha (composto pelos devotos do Templo Hare Krishna de Curitiba) e Zambawá (banda de soul, funk e samba da capital).

“Uma ideia muito comum na Antropologia é a da experiência. Mas nós falamos muito nela e praticamos pouco. É o que estamos fazendo agora, mostrando a diversidade  existente entre os grupos”, disse o professor João Rickli, um dos organizadores do evento. A pró-reitora de Cultura da UFPR, Deise Picanço, prestigiou o recital e destacou a importância dos dois eventos.

Intercâmbios

A Semana de Antropologia (promovida pelo Programa de Pós-Graduação de Antropologia Social da Universidade Federal do Paraná) e o Seminário de Etnologia e Museus acontecem no campus Reitoria da UFPR e na Cinemateca de Curitiba. A Semana objetiva garantir intercâmbios acadêmicos e científicos por meio das linhas de pesquisa do PPGAS.

O Seminário de Etnologia e Museus é uma promoção do Museu de Arqueologia e Etnologia da UFPR (MAE-UFPR), em parceria com o Núcleo de Estudos Ameríndios do PPGA-UFPR. É um espaço de discussão e intercâmbio científico sobre Patrimônio Museal e Etnologia Indígena em museus universitários.

Os grupos de trabalho formados também proporcionam aos alunos a oportunidade de produzir textos a partir de seus trabalhos de pesquisa e discuti-los com colegas e professores de outras instituições. O evento prossegue hoje com os grupos de trabalho sobre os temas “Religião, Simbolismos e Instituições”, “Corpo, Gênero e Subjetividade: Narrativas e Experiências”, “Antropologia dos Objetos, Patrimônios e Museus” e “Etnologia Indígena”.

No anfiteatro 1100 (11º andar do Edifício D. Pedro I), às 14h30, haverá ainda conferência com o professor Horacio Sivori (IMS-UERJ) e, na Cinemateca, dois eventos: a Oficina – RPG Jaguaraté: o Encontro (18h) e a exibição do filme “Cuba Libre”, de Evaldo Moscarzel (18h30).

 

Por Aurélio Munhoz

Sugestões

Capitães da areia é a obra do mês de agosto do Clube do Livro
A segunda temporada do Clube do Livro, promovida pelo Sistema de Bibliotecas (SiBi) da Universidade...
Projeto de extensão Ciência para Todos está com inscrições abertas para alunos da UFPR
O projeto de extensão “Ciência para Todos” está com inscrições abertas para o processo seletivo e trainee....
Projeto da UFPR oferece treinamento gratuito de futebol para meninas
Com o objetivo de trabalhar o desenvolvimento integral de meninas entre 10 e 14 anos através da prática...
Inscrições para cursos extensivos do Celin para novos alunos iniciam em 7 de agosto
As inscrições para os cursos extensivos ofertados pelo Centro de Línguas e Interculturalidade (Celin)...