Considerado por estudantes, professores e ex-acadêmicos como “patrimônio vivo” do setor de Ciências Agrárias da Universidade Federal do Paraná (UFPR), José Alves Pereira, conhecido como “Baiano das Agrárias”, foi homenageado nesta quinta-feira (11) pela comunidade do setor. A homenagem, com direito a festa no intervalo das aulas, comemorou os 88 anos de vida e 48 anos de trabalho de Baiano no campus.
Baiano chegou ao Paraná em 1952, primeiramente morando em Paranavaí, e logo em seguida veio para a capital. Em Curitiba, começou a trabalhar vendendo sorvetes. Em 1967, trocou os sorvetes pelo carrinho de doces, e desde então, trabalha diariamente no campus da UFPR localizado no bairro Cabral. “Em 48 anos aqui no setor só fiz amigos. Nós temos duas partes na vida: a de sofrimento e a de alegria. Deixei essa parte da tristeza no passado, pois desde que cheguei aqui e fiquei sempre tenho esse carinho”, disse.
O professor e diretor do setor de Agrárias da UFPR, Amadeu Bona Filho, destacou a influência positiva do vendedor a toda comunidade do campus. “A maior referência do curso de agronomia em sua história é o Baiano. Só ele tem a capacidade, como hoje, de aglutinar tantas pessoas de hoje e do passado”, declarou.
Também participou da homenagem o deputado estadual – e ex-aluno da UFPR – Rasca Rodrigues (PV).
Fonte: página do deputado Rasca Rodrigues
Já está disponível a avaliação de cursos e disciplinas do segundo semestre do ano letivo de 2024. Alunos […]
Pesquisadores do Núcleo de Fixação Biológica de Nitrogênio da UFPR trabalharam décadas para criar inoculante que alavanca produção na agricultura.
A exposição “Nhande Mbya Reko: Nosso Jeito de Ser Guarani”, do Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade […]
O Centro de Estações Experimentais – Fazenda Canguiri da Universidade Federal do Paraná (UFPR) recebeu doze novos equipamentos […]