Reitor Carlos Eduardo Cantarelli, governador Beto Richa, reitor Zaki Akel Sobrinho, secretário Amaro Lins e prefeito Luciano Ducci (foto Rodrigo Juste Duarte)
O centenário da Universidade Federal do Paraná reuniu comunidade universitária, sociedade paranaense e autoridades, todos presentes para homenagear a mais antiga instituição de ensino superior em funcionamento no país.
Representando o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, o secretário de Educação Superior do MEC, Amaro Lins, destacou a relevância dos cem anos de uma instituição de ensino. “A UFPR tem importância para o estado, para a região sul e para o país. Tem um grande papel na geração do conhecimento e formação de opiniões.” Lins ainda ressaltou os resultados da Universidade. “Não conheço na história do ensino superior números como os que foram apresentados (no relatório anual de atividades da UFPR). Os indicadores no ensino e na pesquisa mostram que a UFPR é dinâmica, comprometida com a inclusão social e sem perder a qualidade.”
O secretário falou do papel do MEC em definir políticas e diretrizes e das parcerias que a UFPR tem realizado para sua expansão. “A UFPR soube aproveitar oportunidades e parcerias. Que os próximos 100 anos sejam de tanto sucesso e galhardia como os 100 primeiros anos foram”, completou Lins.
Para o governador do Paraná, Beto Richa, o centenário representa uma data simbólica. “Todos devemos render homenagens à UFPR pela contribuição para o desenvolvimento econômico, social e tecnológico e por ser um símbolo de todo o estado”, contou Richa. O governador falou ainda da importância da UFPR como disseminadora de valores de ética, coragem e democracia.
Importante parceiro da UFPR, especialmente nas comemorações do centenário, o prefeito de Curitiba Luciano Ducci ressaltou o trabalho desenvolvido pela Universidade. “A UFPR tem sido referência ao longo dos 100 anos e um orgulho para todos os curitibanos”, declarou.
O reitor da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) Carlos Eduardo Cantarelli, representando todas as instituições de ensino superior presentes na sessão solene do Conselho Universitário, expressou o sentimento dos presentes. “É um sentimento de muita alegria e satisfação prestar esta homenagem para a instituição que é referência, a primeira universidade, símbolo de excelência na formação de pessoas e na transformação da sociedade”, afirmou Cantarelli.
Veja mais fotos das comemorações do centenário da UFPR no Flickr.
Já está disponível a avaliação de cursos e disciplinas do segundo semestre do ano letivo de 2024. Alunos […]
Pesquisadores do Núcleo de Fixação Biológica de Nitrogênio da UFPR trabalharam décadas para criar inoculante que alavanca produção na agricultura.
A exposição “Nhande Mbya Reko: Nosso Jeito de Ser Guarani”, do Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade […]
O Centro de Estações Experimentais – Fazenda Canguiri da Universidade Federal do Paraná (UFPR) recebeu doze novos equipamentos […]