logo_branca_ufpr

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ


UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Aulas têm início nesta segunda (29) para calouros e veteranos

FOTO: Samira Chami Neves
Calouros devem ficar atentos ao período de confirmação da matrícula, que ocorre logo nesta primeira semana de aulas. FOTO: Samira Chami Neves

Veteranos e novos alunos da Universidade Federal do Paraná voltam às salas de aula a partir desta segunda-feira (29). Para mais de 6 mil estudantes, este será o primeiro contato com o ambiente acadêmico da UFPR, que recebe calouros em seus campi de Curitiba, Jandaia do Sul, Matinhos, Palotina e Pontal do Paraná. O mais novo curso da Universidade, Medicina (campus de Toledo), terá início no mês de março.

Durante a primeira semana de aulas, as atividades serão direcionadas à recepção e socialização dos calouros na dinâmica da instituição e de seu curso. Entretanto, os novos alunos devem ficar atentos porque é nesse mesmo período que deverão confirmar sua matrícula, sob risco de perda da vaga, caso o procedimento não seja realizado. De acordo com o Calendário Acadêmico de 2016, o aluno ingressante na UFPR tem os dias 29 de fevereiro, 1º e 02 de março para comparecer pessoalmente à coordenação de seu curso e assinar a lista de confirmação de vaga.

Quem são
O perfil dos calouros da UFPR evidencia o papel da Universidade dentro do estado. Somente entre os candidatos aprovados no Vestibular 2015/2016, 82% residem no Paraná e 77% nasceram no estado. De acordo com dados do Núcleo de Concursos, 41% deles afirmaram possuir renda total familiar de até três salários mínimos por mês.

Além disso, a partir deste ano, metade dos novos estudantes da UFPR entram na Universidade por meio do sistema de cotas, implantado através de lei federal; assim, 50% dos calouros são provenientes do ensino médio de escolas públicas. O sistema ainda prevê, dentro dessa porcentagem, recortes proporcionais de acordo com renda familiar e raça/etnia.

Primeira semana de aulas terá atividades direcionadas à recepção e socialização dos calouros. FOTO: Samira Chami Neves
Primeira semana de aulas terá atividades direcionadas à recepção e socialização dos calouros. FOTO: Samira Chami Neves

Apoio
Os calouros que tenham dificuldades financeiras para se manter na Universidade podem contar com algumas bolsas oferecidas pela UFPR. O incentivo faz parte do Programa de Benefícios Econômicos para Manutenção aos Estudantes de Graduação e Ensino Profissionalizante da Universidade Federal do Paraná (Probem). As solicitações devem ser feitas até 04 de março, seguindo as regras de edital gerenciado pela Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Prae).

O Programa disponibiliza quatro tipos de auxílios (de forma isolada ou mesmo acumulados): Permanência, Refeição, Moradia e Creche. Podem solicitar os benefícios estudantes com renda familiar bruta igual ou inferior a 1,5 salário-mínimo, por pessoa. Os alunos veteranos e os que já forem bolsistas do Probem poderão se inscrever no Edital 02/2016, que será aberto pela Prae em 07 de março.

Acesse as páginas das pró-reitorias de Graduação (Prograd) e de Assuntos Estudantis (Prae) para conferir outras informações importantes, além de benefícios e serviços aos quais os estudantes da UFPR podem ter acesso.

LEIA TAMBÉM

Calouros já podem se inscrever para bolsas de auxílio financeiro

Sugestões

Post de Evento
Vai ser publicado um Edital sobre ……
Pré-Vestibular Comunitário da UFPR está com vagas remanescentes abertas
O projeto de extensão “Pré-Vestibular Comunitário”, do setor Palotina da Universidade Federal do Paraná...
Provar 2024: UFPR tem 804 vagas abertas em cursos de graduação, inscrições até 11/08
Esta é a última semana para inscrição de interessados em uma das 804 vagas em cursos de graduação oferecidas...
Mestrado acadêmico em Enfermagem recebe inscrições
O Programa de Pós-graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Paraná oferece 24 vagas para o curso...