Reitor profere aula inaugural para calouros das engenharias

08 abril, 2013
10:46
Por Gustavo Santos
0
UFPR

O reitor Zaki Akel Sobrinho ministra aula magna para calouros das Engenharias - Foto: Karina Kranz Sabbag

Os novos estudantes dos cursos de Engenharia conheceram um pouco da estrutura da UFPR e também os benefícios como programas de bolsas e de estágios ofertados pela instituição, através da palestra realizada pelo reitor Zaki Akel Sobrinho. Para um auditório lotado, o reitor falou sobre o espaço físico, as unidades administrativas, as pesquisas e os investimentos em bolsas. Em 2012, foram R$14 milhões em diversos tipos de auxílio, que permitiram beneficiar mais de quatro mil estudantes. O reitor também falou sobre as metas para os próximos quatro anos, que são a expansão, a busca da excelência acadêmica e a internacionalização.

Os setores organizaram diversas atividades de recepção durante toda a semana, para que os universitários aprovados no último vestibular, conheçam os locais e as pessoas que vão conviver nos próximos anos. O início das aulas atrasou em um mês, porque o calendário de 2013 ficou comprometido em função da greve de professores e funcionários realizada no ano passado. Foi necessário repor as aulas perdidas para encerrar o cronograma de atividades de 2012. Os calouros iniciam hoje e os demais estudantes retornam na próxima segunda-feira, dia 15.

calouros do curso de Design em atividades hoje cedo. Foto de Leonardo Bettinelli.

Além da palestra com o reitor, os estudantes das engenharias também participarão de conferências com o presidente do Crea, com professores da UFPR, sobre o metrô de Curitiba, e farão uma visita às instalações do Centro Politécnico e ainda participarão de uma gincana.

E como já é tradição, os calouros vão pintar a fachada de uma escola. Será na próxima quinta-feira (11/04), das 8 às 16 horas na Escola Municipal Monsenhor Ivo Zanlorenzi, no bairro Campo Comprido.

Calouros do curso de Design - Foto: Leonardo Bettinelli

Calouros do curso de Design - Foto: Leonardo Bettinelli

Os estudantes de Ciências Biológicas vão visitar as crianças do Pequeno Cotolengo na quarta-feira (10/04) levando alimentos como doações. Os de Educação Física doaram sangue nesta segunda e também ofertaram brinquedos para crianças carentes. Já os de Geografia participarão também na quarta-feira (10/04) da primeira aula de campo, na Vila Icaraí, em São José dos Pinhais. Uma visita à Fazenda Experimental será uma das atividades dos novos alunos do curso de Medicina Veterinária, na quinta-feira (11/04). Outros cursos organizaram a exibição de filmes e palestras com profissionais da área.

Veja o vídeo gravado pelo reitor:

Pronunciamento do Reitor Zaki Akel Sobrinho

Sugestões

14 agosto, 2023

Desenvolvido na UFPR por parceria internacional, magneto molecular Dy(pn)Cl pode ajudar a investigar o ambiente químico em torno […]

10 agosto, 2023

No último dia 03, aconteceu a posse da nova Direção do Setor Palotina, Gestão 2023 – 2027, com […]

09 agosto, 2023

O projeto de extensão “Pré-Vestibular Comunitário”, do setor Palotina da Universidade Federal do Paraná (UFPR), está com inscrições […]

07 agosto, 2023

A série “Cientistas do Brasil” é uma produção que mostra a ciência produzida por pesquisadores das Instituições Federais […]