“Espero que consiga visitar o Brasil logo de novo, talvez no ano que vem, em tempos mais fáceis”. Assim o professor Peter Diggle, da Medical School britânica Lancaster University, começou, na última quarta-feira (5), sua aula remota no Projeto de Disciplinas Transversais da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG) da Universidade Federal do Paraná (UFPR).
Pesquisador que usa estatísticas em saúde, Diggle ministrou na disciplina de Métodos Estatísticos em Pesquisa Científica, a oitava do primeiro semestre no cronograma reagendado devido à pandemia de Covid-19. Enquanto o cronograma das disciplinas no segundo semestre também é reorganizado, o projeto tem na disponibilização dos vídeos pelo canal da PRPPG no Youtube outra forma de compartilhar o conhecimento dos professores convidados.
As outras disciplinas disponibilizadas gratuitamente na internet são as de “Metodologia de Pesquisa Científica”, “Inovação e Empreendedorismo” e “Escrita Acadêmica em Inglês”.
Dados longitudinais
A aula de Diggle forneceu uma introdução ao tema de análise de dados longitudinais, que se diferem das séries históricas por terem mais variações. O exemplo que Diggle usou foi o de um estudo clínico randômico que buscou comparar quais medicamentos tinham mais efeito contra sintomas da esquizofrenia.
“Como estamos lidando com uma doença crônica, e a ideia é achar um medicamento que reduza sintomas, você não os mede uma vez, mas várias, periodicamente”, descreveu. “É possível perceber que essa não é uma escala em que alguém começa com um peso e termina com outros, haverá muito ruído na medição. Por isso é um desafio analisá-los”.
Cronograma
As duas partes da aula do professor Peter Diggle estão disponíveis acima. O cronograma do segundo semestre deve ser disponibilizado em breve no site do programa.
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