Imagem Padrão

Atividades práticas de arte circense e ginástica são realizadas na UFPR

19 novembro, 2014
10:26
Por Priscila
Ensino e Educação

Aulas práticas no gramado do curso.Foto: Arquivo Projeto.

Respeitável público, este cumprimento tradicionalmente adotado na abertura dos espetáculos circenses, se mantém firme e forte na UFPR, através do Projeto de Extensão Circo e Artes Ginásticas: uma nova prática educativa. As atividades, desenvolvidas três vezes por semana por acadêmicos de Educação Física, reúnem não apenas alunos mas, também, crianças e adultos da comunidade em geral desfavorecidas economicamente.

O objetivo do Projeto, segundo o coordenador Sergio Abrahão, é difundir as ginásticas e as atividades circenses, de forma social e esportiva. São criadas, através de situações reais de ensino, oportunidades de otimização do potencial acadêmico por meio da extensão; e formação de profissionais mais competentes. A orientação e supervisão das ações são realizadas sob a ótica formativa, com diálogos frequentes e abertos.

O vice-coordenador desse Projeto de Extensão, professor Tácito Pessoa de Souza Junior, destaca que o Projeto, implantado há 15 anos na UFFPR, contribui no planejamento global dos conteúdos que compõem atividades como aula, competição ou espetáculo (produção cultural, cenografia, técnica de luz e som, de montagem, segurança e construção de aparelhos).

As aulas são realizadas sempre às segundas, quartas e sexta-feiras, das 9 às 11 e das 14 às 17 horas, na área de Ginástica do Departamento de Educação Física e no Centro de Educação Física e Desportos (CED) do Setor de Ciências Biológicas. O resultado da dedicação é refletido na conquista, por parte dos Integrantes da equipe de ginástica artística, representada por crianças e adolescentes, de premiações em campeonatos promovidos pela Federação Paranaense de Ginástica.

Atividade rolo.Foto: Arquivo Projeto.

Por Celsina Favorito 

Sugestões

21 fevereiro, 2025

Já está disponível a avaliação de cursos e disciplinas do segundo semestre do ano letivo de 2024. Alunos […]

20 fevereiro, 2025

Pesquisadores do Núcleo de Fixação Biológica de Nitrogênio da UFPR trabalharam décadas para criar inoculante que alavanca produção na agricultura.

19 fevereiro, 2025

A exposição “Nhande Mbya Reko: Nosso Jeito de Ser Guarani”, do Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade […]

18 fevereiro, 2025

O Centro de Estações Experimentais – Fazenda Canguiri da Universidade Federal do Paraná (UFPR) recebeu doze novos equipamentos […]