logo_branca_ufpr

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ


UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Atividades de rua são destaque do Festival de Inverno UFPR

Cortejo no Festival de Inverno de 2016 com o músico João Triska - foto: Marcos Solivan
Cortejo no Festival de Inverno de 2016 com o músico João Triska – foto: Marcos Solivan

O Festival de Inverno da UFPR deste ano fez uma programação especial de atividades que valorizam os espaços públicos como as praças e ruas. Uma das mudanças foi trazer os espetáculos principais até o Coreto da praça Coronel Macedo, em Antonina, cidade que concentra a maior parte das atrações do evento.

A programação começa com um cortejo musical saindo do Trapiche de Antonina, que percorre as ruas da cidade, guiados pelo grupo Mandiquera. Com ritmos tradicionais da região, com destaque para o Fandango, o grupo promete animar os participantes para a abertura oficial na praça. A concentração para a saída está marcada às 20h30.

Oficina sobre literatura afro - atividade na praça Coronel Macedo no Festival 2016 - foto: Marcos Solivan
Oficina sobre literatura afro – atividade na praça Coronel Macedo no Festival 2016 – foto: Marcos Solivan

A festa segue com o grupo Paranambuco, no coreto. O grupo traz arranjos de seu álbum Arun Ayê com influência de ritmos tradicionais como maracatu, coco e baião e ligação com a música contemporânea de artistas como Kiko Dinucci e Crioulo. Com músicos de cinco estados brasileiros, a banda conta com o pernambucano Matheus Braga, a paulista Thaís Rolim, o paranaense Bruno Klammer, o mineiro Fred Pedrosa e o catarinense José Navarro, que trazem um pouco do contexto cultural de suas regiões.

Na segunda-feira, dia 17, outro destaque é a festa com o grupo Gafieira Formosa, que traz ritmos dançantes para um verdadeiro ‘arrasta pé’ na praça Coronel Macedo às 21h30. Na programação temos samba, xote, baião, carimbó, choro e vanerão.

Oficina circense apresenta resultados na praça Coronel Macedo - Festival de Inverno 2016 - foto: Marcos Solivan
Oficina circense apresenta resultados na praça Coronel Macedo – Festival de Inverno 2016 – foto: Marcos Solivan

No dia 19, às 21h30, os blocos e escolas de samba da cidade trazem um pouco do famoso Carnaval de Antonina para o festival. A festa em Antonina é um dos carnavais mais animados do Estado sendo um dos mais concorridos da Região Sul.

O professor Leandro Gorsdorf, Pró-reitor de Extensão e Cultura, destaca a importância de resgate destes espaços público. “Neste ano a gente opta por reforçar a ideia da praça como o lugar de encontro, lugar do debates, da festa, nesse sentido quase todas as atividades do festival vão ter como referência este local”. Gorsdorf fala da importância de “recuperar o que estes espaços nos refere à memória da cidade, porque a cidade acaba construindo sua própria história e em razão do tempo e de várias circunstância, acaba deixando à margem lugares importantes para a sociabilidade”. O professor explica que este resgate já vinha sendo feito em outros festivais e que o objetivo é ampliar essa dimensão da iniciativa.

Sugestões

Capitães da areia é a obra do mês de agosto do Clube do Livro
A segunda temporada do Clube do Livro, promovida pelo Sistema de Bibliotecas (SiBi) da Universidade...
Projeto de extensão Ciência para Todos está com inscrições abertas para alunos da UFPR
O projeto de extensão “Ciência para Todos” está com inscrições abertas para o processo seletivo e trainee....
Projeto da UFPR oferece treinamento gratuito de futebol para meninas
Com o objetivo de trabalhar o desenvolvimento integral de meninas entre 10 e 14 anos através da prática...
Inscrições para cursos extensivos do Celin para novos alunos iniciam em 7 de agosto
As inscrições para os cursos extensivos ofertados pelo Centro de Línguas e Interculturalidade (Celin)...