logo_branca_ufpr

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ


UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Atividade do centenário da UFPR aliou qualidade de vida e esporte

Cerca de 100 ciclistas participaram da atividade do centenário da UFPR - Foto: Rodrigo Juste Duarte

O clima era de descontração, animação e comemoração durante a Caminhada e Pedalada do Centenário realizadas na manhã de domingo (16). Cerca de 200 pessoas participaram das atividades, que reuniram crianças, jovens e adultos de todas as idades em frente ao Prédio Histórico da UFPR.

A união dos programas Ciclovida e Criando Saúde resultaram no evento que levou alunos, professores e técnicos da UFPR para as ruas, ao lado de muitos moradores de Curitiba, a caminharem e pedalarem em prol da saúde e qualidade de vida. Segundo a doutoranda do curso de Educação Física, e uma das organizadoras da Caminhada, Ana Osieck , havia a vontade de expandir as atividades físicas laborais desenvolvidas no Setor de Ciências Biológicas. “A caminhada, visando qualidade de vida e unindo os 100 anos da UFPR são um presente para toda a comunidade curitibana”, explica Ana.

Pessoas de todas as idades participaram da Caminhada e Pedalada - Foto: Rodrigo Juste Duarte

Para o coordenador do projeto Ciclovida, José Carlos Assunção Belotto, esta foi uma atividade diferente e especial ao comemorar o centenário da UFPR. “É especial fazer um evento relacionado ao tema bicicleta e atividade física. E é um marco dos 100 anos da UFPR a mudança de comportamento pela mobilidade sustentável. A Universidade tem a obrigação de estar na vanguarda das mudanças que a sociedade precisa”, defende Belotto.

Reitor Zaki Akel Sobrinho acompanhou a caminhada de 3,5 km - Foto: Rodrigo Juste Duarte

O reitor Zaki Akel Sobrinho acompanhou a caminhada de 3,5 km. “Foi uma ótima ideia fazer este momento de confraternização dos três segmentos e mostrar para a comunidade de Curitiba a nossa força. Aproveitamos também para convidar a todos para o evento de quarta-feira (19) à noite, quando faremos a entrega do Prédio Histórico, o Palácio da Luz”. Adepto da bicicleta, o vice-reitor Rogério Andrade Mulinari seguiu os 7,5 km da pedalada. “Foi ótimo, a pedalada reuniu muita gente com alegria. Vamos fazer mais pedaladas em 2013, com o objetivo de incentivar o transporte alternativo, fazer amigos e melhorar a qualidade de vida pelo esporte”.

Professora Celina e professor Clodoaldo - Foto: Rodrigo Juste Duarte

O evento incentivou a prática saudável e também reuniu velhos amigos. Muitos professores aposentados estavam lá com suas bicicletas. Era o caso dos professores do Departamento de Educação Física Celina Lacerda e Clodoaldo Rossi. Para Celina, a participação em passeios ciclísticos e atividades da UFPR ainda são uma constante. Atuante na Associação dos Professores da UFPR (APUFPR), a professora aponta como destaque do evento o próprio centenário de uma instituição de ensino, lembrando o crescimento alcançado e todas as dificuldades passadas. Para o estreante em pedaladas Rossi, a satisfação de rever os amigos é um incentivo. “Essa será a primeira de muitas pedaladas que virão.”

Quem não poderia faltar na Caminhada e Pedalada do Centenário era o músico Plá. Durante a concentração, do alto do caminhão de som, Plá prestou sua homenagem, em forma de música: “Cem anos da UFPR em Curitiba, a primeira universidade brasileira, que perdure essa instituição federal, possibilidades para o futuro. Cem anos da UFPR em Curitiba.”

Músico Plá homenageia UFPR - Foto: Rodrigo Juste Duarte

Confira mais fotos do evento no Flickr.

Sugestões

Capitães da areia é a obra do mês de agosto do Clube do Livro
A segunda temporada do Clube do Livro, promovida pelo Sistema de Bibliotecas (SiBi) da Universidade...
Projeto de extensão Ciência para Todos está com inscrições abertas para alunos da UFPR
O projeto de extensão “Ciência para Todos” está com inscrições abertas para o processo seletivo e trainee....
Projeto da UFPR oferece treinamento gratuito de futebol para meninas
Com o objetivo de trabalhar o desenvolvimento integral de meninas entre 10 e 14 anos através da prática...
Inscrições para cursos extensivos do Celin para novos alunos iniciam em 7 de agosto
As inscrições para os cursos extensivos ofertados pelo Centro de Línguas e Interculturalidade (Celin)...