Pensar estética e democraticamente o espaço público, este é o objetivo da atividade de extensão “Arte Pública: Pinturas e Murais”, que teve sua primeira fase concluída no sábado (23). Nesta etapa, voluntários deram nova cor a entrada pedagógica do campus. A ideia é, a partir das aulas sobre arte pública, e por meio da história da arte, da semiótica, e de experiências artísticas, elaborar plástica e teoricamente um projeto artístico para o Campus Litoral.
Uma das coordenadoras do projeto, professora Carla Ruschmann, conta que “a ação da pintura da entrada da UFPR em Matinho, surge a partir da necessidade de se discutir sobre arte pública, e do desejo de revitalizar alguns dos espaços do Setor Litoral. Em reunião com o direção do setor, professor Renato Bochicchio, foi sugerido por ele a criação de um curso de extensão para a fundamentação e elaboração do projeto de pintura destes espaços. Para isto foi criado o curso de extensão Arte Pública: pinturas e Murais”
O projeto ainda tem mais duas etapas. A segunda acontecerá nos dias 29 e 30 de setembro. A última parte ainda não tem data definida, mas está programada para acontecer em dezembro e revitalizará a pintura do último andar do prédio pedagógico.
Coordenado pelas professoras Carla Ruschmann e Luciana Ferreira o projeto contou com a colaboração da comunidade interna e externa à UFPR.