Um artigo da mestre em Ciências Veterinárias pela UFPR Ana Paula de Oliveira Souza acaba de ser publicado no periódico internacional Animal Welfare. O texto, intitulado “Broiler Chicken Welfare Assessment in GLOBALGAP certified and non-certified farms in Brazil” é um dos capítulos da dissertação, defendida em dezembro do ano passado.
A dissertação de Ana Paula tem como título “Certificação e boas práticas em granjas de frangos de corte no Paraná: efetividade para o bem-estar animal”. O trabalho foi realizado sob a orientação da professora Carla Forte Maiolino Molento, coordenadora do Laboratório de Bem-estar Animal da UFPR.
O Brasil é terceiro produtor e o maior exportador de carne de frango do mundo. Certificações independentes são requeridas por alguns importadores da União Europeia para garantir o atendimento a requisitos mínimos de bem-estar animal. O objetivo deste trabalho foi comparar o bem-estar de frangos de corte em granjas certificadas GLOBALG.A.P.® e granjas não certificadas no estado do Paraná usando o protocolo Welfare Quality®. A notícia do site destacou que os resultados do trabalho sugerem que as granjas já apresentavam um padrão de bem-estar muito próximo àquele objetivado pela certificação, e que a adoção de normas baseadas exclusivamente em padrões estrangeiros pode ter limitações na melhoria do grau de bem-estar animal. Assim, são necessários padrões mais rígidos para aumentar o grau de bem-estar de frangos de corte no Paraná.
Confira a publicação do artigo no link: http://www.thepoultrysite.com/articles/3408/broiler-chicken-welfare-assessment-in-globalgapcertified-and-noncertified-farms-in-brazil/
Já está disponível a avaliação de cursos e disciplinas do segundo semestre do ano letivo de 2024. Alunos […]
Pesquisadores do Núcleo de Fixação Biológica de Nitrogênio da UFPR trabalharam décadas para criar inoculante que alavanca produção na agricultura.
A exposição “Nhande Mbya Reko: Nosso Jeito de Ser Guarani”, do Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade […]
O Centro de Estações Experimentais – Fazenda Canguiri da Universidade Federal do Paraná (UFPR) recebeu doze novos equipamentos […]