O professores Júlio Gomes e Laila Valduga Artigas, respectivamente do Departamento de Hidráulica e Saneamento (DHS) e do Departamento de Construção Civil (DCC), foram premiados por um artigo apresentado no XLV Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia (Cobenge/2017), promovido pela Associação Brasileira de Educação em Engenharia (Abenge). O evento aconteceu no final de setembro, em Joinville (SC).
O título do artigo é “Avaliação da ausência de pré-requisitos na retenção em disciplinas do curso de Engenharia Civil da UFPR”. De acordo com o professor Júlio Gomes, o objetivo foi avaliar a influência da ausência de pré-requisitos no curso de graduação em Engenharia Civil da UFPR por meio de um estudo de caso. “Foram analisadas as taxas de reprovação em três disciplinas, de conhecimentos sequenciais, em um período de oito anos. Os dados levantados permitiram concluir que a taxa de insucesso dos alunos com reprovação prévia em disciplinas anteriores é maior do que a taxa de reprovação dos alunos sem reprovação prévia nessas mesmas disciplinas anteriores”, explica o professor. “Adicionalmente, concluiu-se, para o caso estudado, que os próprios alunos estabelecem um sistema de pré-requisito ‘espontâneo’ ou ‘informal’ que, de certa forma, diminui a necessidade da implantação de um sistema formal de pré-requisito”, relatou.
Para Júlio, a principal contribuição do artigo diz respeito à reflexão sobre a adoção ou não de um sistema pré-requisitos no projeto pedagógico de um curso de graduação. “A continuidade de um estudo desta natureza seria um questionamento sobre quais as consequências sobre a qualidade do curso e sobre a retenção e evasão dos alunos com a adoção ou não de um sistema de pré-requisitos”, propõe o professor.