logo_branca_ufpr

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ


UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Artigo de alunos da Civil sobre incêndios florestais é publicado em revista internacional

 

Environmental_earth_science_1O desenvolvimento de uma metodologia que possibilita a identificação de incêndios florestais com antecedência de 6 a 12 horas rendeu a dois alunos de Engenharia Civil da UFPR – Tarcysio Cesar Koerner e Rafael Chlad – a publicação de um artigo científico na Revista Environmental Earth Sciences (Springer), periódico este de classificação 1 (máxima no ranking internacional Scimago e no ranking nacional Qualis Capes).

A publicação – “A data-based model for predicting wildfires in Chapada das Mesas National Park in the State of Maranhão” – demonstra que a experiência pedagógica dos estudantes foi considerada como nível de excelência, destaca o professor Fabio Teodoro de Souza, que propôs a diversos grupos de alunos a elaboração de projetos na área ambiental.

O estudo adotou ferramentas de mineração (softwares computacionais) construídos com dados meteorológicos (temperatura, vento, umidade, pressão, entre outros) e de focos de incêndios florestais monitorados por satélites. A mesma metodologia, explica Fabio, que atualmente leciona na PUC/Paraná, permite que também sejam identificados, com antecedência, outros fenômenos meteorológicos como geada, chuva e deslizamento de terra, abalos sísmicos, por exemplo. A experiência foi realizada na Chapada das Mesas, no Maranhão, mas pode ser replicada em outros estados, entre eles o Paraná.

Fabio Souza explica que os incêndios florestais estão entre as principais causas da destruição dos ecossistemas das florestas, já que destroem as faunas e flora nativas. A utilização desta metodologia poderia ser utilizada como ferramenta adicional para a proteção da biodiversidade.

Entre as pesquisas apresentadas ao docente estão os de relação entre poluição do ar e doenças respiratórias; diversidade e variabilidade dos biomas brasileiros; relação entre demanda e consumo de energia; e qualidade do ar. A íntegra do artigo científico, publicado no último dia 7, pode ser visualizada no endereço eletrônico http://link.springer.com/article/10.1007/s12665-015-4421-8

Sugestões

Progepe lança atividade de saúde e longevidade para aposentados
Aposentadoria nunca foi sinônimo de inatividade. Pensando na qualidade de vida dos servidores aposentados,...
Ciência UFPR: Molécula-ímã tem potencial para revelar a bioquímica por trás de doenças
Desenvolvido na UFPR por parceria internacional, magneto molecular Dy(pn)Cl pode ajudar a investigar...
“A SBPC é a marca de que o Brasil acredita e produz ciência da mais alta qualidade”, diz ministra do MCTI
Entre 23 e 29 de julho, aconteceu na Universidade Federal do Paraná (UFPR) a 75ª Reunião Anual da Sociedade...
Série sobre a ciência produzida nas Universidades brasileiras estreia na TV Brasil
A série “Cientistas do Brasil” é uma produção que mostra a ciência produzida por pesquisadores das Instituições...