ufpr_bcopng

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ


UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Arquitetura da UFPR vence concurso nacional com projeto em assentamento

Imagem do projeto vencedor.Foto: Arquivo
Um projeto, proposto para uma área caracterizada por acolher um dos mais antigos assentamentos irregulares de Curitiba (Bairro Parolin), garantiu a quatro alunos do curso de Arquitetura e Urbanismo da UFPR o 1º lugar no 7º Concurso Nacional da CBCA/Alacero 2014 (estrutura em aço). Os vencedores – Alexandre Kenji Okabaiasse, Franco Luiz Faust, Marcelo Miotto, e Rodolfo Luis Scuiciato – foram orientados pelos professores Emerson Vidigal e Madianita Nunes da Silva. Uma premiação de 5 mil reais foi destinada ao grupo.

O projeto que obteve a primeira colocação entre os apresentados por estudantes de arquitetura de todo o Brasil será implantado numa área de 34.211 m², em um fundo de vale com alta declividade e suporte da maioria das construções impróprias. A ideia do grupo foi relocar os habitantes para o mesmo lugar onde já residem, mantendo-se assim os vínculos sociais e territoriais já estabelecidos.

A proposta prevê que eles sejam inseridos numa área de infraestrutura e de malha viária consolidadas, com condição ambiental através de um parque linear e equipamentos que estimulem o esporte, o lazer e o ócio, além da implantação de uma associação de moradores e creche municipal.

Alunos da Arquitetura durante solenidade de premiação. Foto:Reprodução

Segundo os estudantes, a ideia foi romper as fronteiras que separavam os moradores e criar a noção de que não se habita apenas a casa, e sim um conjunto de equipamentos e serviços coletivos. Através do projeto buscamos uma relação direta entre a residência e a cidade, estabelecendo compromisso individual de cada cidadão com as áreas públicas e a realidade urbana em que se insere. Mais informações podem ser obtidas em http://www.cbca-acobrasil.org.br/arquitetura/primeiro-colocado-2014.php

Celsina Favorito

Sugestões

Progepe lança atividade de saúde e longevidade para aposentados
Aposentadoria nunca foi sinônimo de inatividade. Pensando na qualidade de vida dos servidores aposentados,...
Ciência UFPR: Molécula-ímã tem potencial para revelar a bioquímica por trás de doenças
Desenvolvido na UFPR por parceria internacional, magneto molecular Dy(pn)Cl pode ajudar a investigar...
“A SBPC é a marca de que o Brasil acredita e produz ciência da mais alta qualidade”, diz ministra do MCTI
Entre 23 e 29 de julho, aconteceu na Universidade Federal do Paraná (UFPR) a 75ª Reunião Anual da Sociedade...
Série sobre a ciência produzida nas Universidades brasileiras estreia na TV Brasil
A série “Cientistas do Brasil” é uma produção que mostra a ciência produzida por pesquisadores das Instituições...