Imagem Padrão

Apesar de fundamental, sono é negligenciado pela população, afirma pesquisador

13 março, 2014
08:00
Por Priscila
Ciência e Tecnologia

Pablo Ramirez. Foto: Arquivo Depto de Fisiologia

Regularização das funções da serotonina, do cortisol, dos sucos gástricos e cardiovasculares. Estes são alguns dos benefícios proporcionados ao organismo, depois de uma noite de sono bem dormida. Quem garante é o professor Pablo Valdez Ramirez, da Universidade de Monterrey, no México, durante palestra “O sono como um ritmo biológico” proferida no Setor de Ciências Biológicas da UFPR.

Segundo Ramirez, o sono é uma atividade básica, necessária ao indivíduo, no entanto, por conta da pressão do trabalho e do cotidiano, acaba sendo negligenciado. Este comportamento provoca queda na concentração e desempenho das funções diárias.

O pesquisador explica também que existem duas variações de ritmo biológico: os matutinos, que optam por acordar cedo e dormir cedo, e os vespertinos, que têm o organismo com preferências em dormir tarde e acordar tarde. É fundamental, portanto, orienta ele, que as pessoas conheçam os seus padrões e ajustarem-se a eles, favorecendo, assim, as funções do organismo. Pablo Ramirez é parceiro de estudos do professor Fernando Louzada, do Departamento de Fisiologia do Setor de Ciências Biológicas da UFPR.

Celsina Favorito,  com informações da Aspec,

Sugestões

21 fevereiro, 2025

Já está disponível a avaliação de cursos e disciplinas do segundo semestre do ano letivo de 2024. Alunos […]

20 fevereiro, 2025

Pesquisadores do Núcleo de Fixação Biológica de Nitrogênio da UFPR trabalharam décadas para criar inoculante que alavanca produção na agricultura.

19 fevereiro, 2025

A exposição “Nhande Mbya Reko: Nosso Jeito de Ser Guarani”, do Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade […]

18 fevereiro, 2025

O Centro de Estações Experimentais – Fazenda Canguiri da Universidade Federal do Paraná (UFPR) recebeu doze novos equipamentos […]