logo_branca_ufpr

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ


UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Antonio Arney abre a temporada de exposições do Musa

Exposição "Coisa com coisa é outra coisa" MusA UFPR - Divulgação
Exposição “Coisa com coisa é outra coisa” MusA UFPR – Divulgação

Esta  quinta-feira (18), marca a abertura da temporada de exposições para este ano no Museu de Arte da UFPR (Musa). A exposição “Coisa com coisa é outra coisa”, contendo obras do renomado artista Antonio Arney, será aberta ao público às 19 horas, comemorando também os 90 anos de Arney.

Trabalhando com a deterioração da madeira em contraposição ao couro, a proposta do artista torna real a ilusão de temporalidade etérea trazida por materiais tão diversos entre si. Expressa ainda a destreza de Arney em unir esses elementos, contrapondo as noções de tempo, peso, cor e espaço na intenção de dar  vida a objetos harmônicos e provocativos.

O pintor Antonio Arney nasceu no município de Piraquara, em 1926.  Iniciou-se na pintura no ano de 1956, como autodidata, em Curitiba. Em 1979, orientou o Ateliê de Madeira, Estudo e Pesquisa de Materiais, no Centro de Criatividade da Fundação Cultural de Curitiba.  A partir de 1989, também  orientou o Curso de Colagem na Arte, no Ateliê de Ensino do Museu Alfredo Andersen. Nesta época, participou da exposição no Japão “Paintings From the Overseas Sister Cities”,  no Himeji City Museum of Art.

No Musa, a mostra foi produzida e organizada pelos alunos da disciplina de História da Arte no Brasil II, do curso de Artes Visuais da UFPR (2015), sob a orientação do professor Fernando Bini. A exposição pode ser visitada até o dia 9 de abril, de segunda a sexta-feira das 9 às 18 horas, e aos sábados entre 9 e 13 horas, com entrada franca. Lembrando que o Musa está localizado no Prédio Histórico da UFPR – Rua XV de Novembro, 695, 1º andar.

Por Sônia Loyola

Sugestões

Capitães da areia é a obra do mês de agosto do Clube do Livro
A segunda temporada do Clube do Livro, promovida pelo Sistema de Bibliotecas (SiBi) da Universidade...
Projeto de extensão Ciência para Todos está com inscrições abertas para alunos da UFPR
O projeto de extensão “Ciência para Todos” está com inscrições abertas para o processo seletivo e trainee....
Projeto da UFPR oferece treinamento gratuito de futebol para meninas
Com o objetivo de trabalhar o desenvolvimento integral de meninas entre 10 e 14 anos através da prática...
Inscrições para cursos extensivos do Celin para novos alunos iniciam em 7 de agosto
As inscrições para os cursos extensivos ofertados pelo Centro de Línguas e Interculturalidade (Celin)...