logo_branca_ufpr

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ


UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Anjos pela Vida – S.O.S. HC: UFPR mobiliza comunidades acadêmica e externa em prol do CHC

26526366404_2cd10d95a6_z
O evento reuniu autoridades e representantes de organizações da sociedade civil. Imagem: Samira Chami Neves

Na manhã dessa sexta-feira, dia 20, autoridades e representantes de entidades da sociedade civil se reuniram no Salão Nobre do Prédio Histórico da UFPR para o lançamento da campanha Anjos pela Vida – S.O.S. HC. A ação é promovida pela Universidade Federal do Paraná, Complexo Hospital de Clínicas (CHC) e pela Associação dos Amigos do Hospital de Clínicas (AAHC) e tem como objetivo mobilizar as comunidades acadêmica e externas em apoio ao Hospital de Clínicas e à Maternidade Victor Ferreira do Amaral que, juntos, formam o CHC.

Mesmo atendendo a 100% dos seus pacientes pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e sendo referência nacional e internacional em pesquisas e em procedimentos médicos de várias áreas, os dois hospitais enfrentam dificuldades provocadas pela crise econômica instalada no país, nos últimos anos. Por meio do contrato de co-gestão com a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), foi possível aumentar o quadro de servidores públicos que atuam no CHC, mas, ainda assim, em virtude do complicado momento político e econômico atual, faltam recursos e, por isso, é vital a parceria com a AAHC.

Participaram da solenidade de lançamento do projeto o reitor e o vice-reitor da UFPR, Zaki Akel Sobrinho e Rogério Andrade Mulinari, o presidente da AAHC, Euclides Scalco, o superintendente do CHC, Flávio Daniel Saavedra Tomasich, o diretor da Federação do Comércio (Fecomercio) do Estado do Paraná, Darci Piana, e o Secretário Estadual de Saúde, Michele Caputo Neto. Também estiveram presentes o conselheiro federal de medicina pelo Paraná, Gerson Zalafon Martins, e, representando os talentos formados pela UFPR, o advogado Cleverson Marinho Teixeira.

Papel da comunidade acadêmica

“Esse é um momento mágico em que podemos reunir a força da sociedade para ajudar o HC”, afirmou o reitor. Segundo ele, com os cerca de 500 novos servidores que passaram a fazer parte do corpo médico do HC, houve um aumento no número de procedimentos e, com a crise econômica, os insumos consumidos não puderam ser repostos no ritmo adequado. “Sem a AAHC não teríamos conseguido chegar até o final desse mês. O trabalho da Associação em captar recursos com agilidade é muito importante, porque muitas vezes uma licitação demora e precisa-se de algum medicamento imediatamente”.

Além das lideranças do estado, Akel Sobrinho destacou também a importância da participação da comunidade acadêmica da UFPR, que soma aproximadamente 40 mil pessoas, entre estudantes, docentes e técnicos-administrativos, além dos ex-alunos da Instituição. “Ao longo dos seus 103 anos, a Universidade formou um grande número de pessoas que têm um enorme carinho, gratidão e respeito pela Instituição. Estamos fazendo uma grande chamada à comunidade para que faça uma contribuição”.

Reconhecimento

Totalmente público e com atendimento 100% gratuito, o Hospital de Clínicas é o maior hospital público federal do Paraná e o terceiro maior hospital universitário do Brasil, realizando 30 mil consultas, 1,3 mil internamentos e 540 cirurgias por mês, em média. Junto da Maternidade Victor Ferreira do Amaral, tem capacidade para 670 leitos. Além disso, é centro de excelência em diversas áreas e tem um histórico de pioneirismo – o primeiro transplante de medula óssea da América Latina foi realizado no HC, por exemplo.

“Anjos pela vida são aqueles que trabalham no hospital”, declarou o residente da AAHC. “É preciso mobilizar a sociedade paranaense nesse momento pela importância do HC”.

Outro exemplo do reconhecimento do trabalho do CHC é a colaboração do governo estadual, que firma um compromisso de inciar um repasse de verbas destinada a compra de insumos e medicamentos para o hospital, na medida que ele é uma instituição fundamental para o Paraná. “Queremos incluir o CHC na política estruturante de apoio aos hospitais estratégicos para o estado”, afirmou o Secretário Estadual de Saúde.

Imagem: Samira Chami NEves
Imagem: Samira Chami Neves

Darci Piana destacou que a Fecomercio fará um trabalho conjunto para arrecadar recursos de entidades. “Com o apoio das empresas, é possível ajudar muito o hospital”, afirmou. “Não podemos deixar que o HC e a maternidade deixem de realizar o atendimento ao público”.

S.O.S. HC

Tomasich ressaltou que a situação de falta de recursos é grave. “Não é vergonha expor nossas dificuldades. Essa não é a primeira e não será a última crise pela qual o HC passará – não sei nem se é a maior da história do hospital”, disse, acrescentando que ele não é apenas um espaço de atendimento à população, mas também um local de formação de profissionais da saúde, sendo parceiro essencial do Setor de Ciências da Saúde da UFPR.

“Nossos números são um paradoxo, pois apesar dos obstáculos, nossas atividades aumentaram, em média, 25% – variando de 15% a 150% nos diversos setores. Mesmo com os problemas, estamos cumprindo nosso papel”.

O vice-reitor lembrou que o CHC, estando inserido dentro da UFPR, cumpre dois direitos básicos: à saúde e à educação. “Ele é um bem da nossa sociedade. [Com essa campanha], nós estamos pedindo pelos que mais precisam”.

“Em setembro, faremos 30 anos de ajuda ao HC”, conta a diretora superintendente da AAHC, Maria Elisa Ferraz Paciornik. “Sempre que você diz que está pedindo ajuda para Hospital de Clínicas as pessoas são extremamente generosas”.

Confira mais fotos da solenidade no Flickr da UFPR, clicando aqui.

Sugestões

Informativo UFPR (Destaques da semana de 07/08 a 11/08/2023) 
DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA    🧠🔭 Projeto de extensão Ciência para Todos está com inscrições abertas para...
Setor Palotina: Posse da nova direção
No último dia 03, aconteceu a posse da nova Direção do Setor Palotina, Gestão 2023 – 2027, com...
Doutoranda que criou programas para incentivar a adoção de cães é homenageada na Câmara de Curitiba 
Na manhã desta terça-feira (8), Lu Baldan, médica veterinária e doutoranda em Ciências Veterinárias na...
UFPR lamenta falecimento do professor aposentado Mauro Lacerda Santos
A Universidade Federal do Paraná comunica, com pesar, o falecimento do professor aposentado Mauro Lacerda...