logo_branca_ufpr

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ


UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Diretoria da Andifes recebe ministro da Ciência e Tecnologia e secretário-executivo do MEC

Zaki (à esq.) e Targino na audiência com o ministro Aldo Rebelo, em Brasília. Imagem:  Assessoria de Comunicação da Andifes.
Zaki Akel (à esq.) e Targino de Araújo na audiência com o ministro Aldo Rebelo, em Brasília. Imagem: Assessoria de Comunicação da Andifes.

A diretoria da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) recebeu, nesta quinta-feira (dia 5), mais dois integrantes do Governo Federal para debater as políticas públicas da União para o setor em 2015. Das reuniões, participaram o ministro da Ciência e Tecnologia, Aldo Rebelo, e o secretário-executivo do Ministério da Educação, Luiz Cláudio Costa.

As reuniões foram conduzidas pelo reitor da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e vice-presidente da Andifes, Zaki Akel Sobrinho, e pelo presidente da organização, Targino de Araújo Filho. Zaki comandou ainda reunião da Comissão de Orçamento da Andifes, que discutiu, entre outros assuntos, o planejamento da organização para 2015.

Aldo Rebelo
No encontro com Aldo Rebelo, a Andifes entregou ao ministro documento elaborado pela Comissão de Ciência e Tecnologia da organização apontando os temas mais importantes da agenda das instituições de ensino superior em 2015, sua relação com o CNPQ (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico), a recuperação orçamentária da pasta e outros temas relevantes.
O ministro da Ciência e Tecnologia se colocou à disposição da Andifes, inclusive para atuar junto ao Congresso Nacional com o objetivo de garantir a aprovação de temas relevantes às IES. Aldo Rebelo confirmou ainda que o governo está fazendo um esforço para garantir os recursos necessários à manutenção e aprimoramento do setor.

Luiz Cláudio Costa

O secretário-executivo do Ministério da Educação, Luiz Cláudio Costa. também foi recebido pela diretoria da Andifes. Imagem: Assessoria de Comunicação da Andifes.
O secretário-executivo do Ministério da Educação, Luiz Cláudio Costa. também foi recebido pela diretoria da Andifes. Imagem: Assessoria de Comunicação da Andifes.

O secretário-executivo do Ministério da Educação, Luiz Cláudio Costa, disse que o MEC aguarda a aprovação da Lei das Diretrizes Orçamentárias no Congresso Nacional para, depois, debater seu planejamento para 2015 e aprofundar o diálogo com o Fórum de Pró-Reitores da Planejamento e Administração da Andifes (Forplad).

Na quarta-feira (dia 4), a diretoria da Andifes também havia recebido a ministra-chefe da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial da Presidência da República, Nilma Lino Gomes. A ministra propôs a formação de uma parceria com a organização destinada a mapear os alunos que ingressaram nas instituições de ensino superior por meio de programas de inclusão para saber, entre outras informações, como foi o seu processo de inserção no mercado de trabalho.

 

 

Por Aurélio Munhoz

Sugestões

Informativo UFPR (Destaques da semana de 07/08 a 11/08/2023) 
DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA    🧠🔭 Projeto de extensão Ciência para Todos está com inscrições abertas para...
Setor Palotina: Posse da nova direção
No último dia 03, aconteceu a posse da nova Direção do Setor Palotina, Gestão 2023 – 2027, com...
Doutoranda que criou programas para incentivar a adoção de cães é homenageada na Câmara de Curitiba 
Na manhã desta terça-feira (8), Lu Baldan, médica veterinária e doutoranda em Ciências Veterinárias na...
UFPR lamenta falecimento do professor aposentado Mauro Lacerda Santos
A Universidade Federal do Paraná comunica, com pesar, o falecimento do professor aposentado Mauro Lacerda...