

O convênio internacional entre a UFPR e a universidade Ohio State, nos Estados Unidos, foi tema da reunião realizada na quarta-feira (21). O reitor Zaki Akel Sobrinho recebeu em seu gabinete o vice-reitor para Estratégias Globais e Assuntos Internacionais da universidade americana, William Brustein. A conversa girou em torno das possibilidades de ampliação do convênio, em especial nas áreas de Saúde e Engenharias, privilegiando as pesquisas em conjunto.
Atualmente, existe intercâmbio de alunos e professores, em especial das áreas de Agronomia, Medicina Veterinária e Zootecnia. Segundo o professor Luiz Antonio Lucchesi, que acompanhou a visita e que cursou seu PhD na Ohio State, no momento oito alunos de graduação desses cursos da UFPR estão estudando na universidade americana.
O professor Brustein explicou que a Ohio State elegeu três países do mundo como foco central de seus investimentos internacionais: China, India e Brasil. Nessas localizações, está abrindo escritórios avançados da universidade. No Brasil, o escritório será aberto em março de 2014, em São Paulo.
Ohio State é uma universidade pública fundada em 1870. Receptiva ao intercâmbio internacional, a Ohio State conta hoje com cerca de seis mil estudantes estrangeiros de graduação e de pós-graduação vindos de mais de cem países. Por várias semelhanças e acordos internacionais, Ohio é considerado o estado-irmão do Paraná.