Alunos fiscalizarão as obras da Copa

07 dezembro, 2012
18:10
Por leonardo
0
Extensão e Cultura

Plateia do workshop "Olhos da Sociedade nas Obras da Copa" - Foto: Rodrigo Juste Duarte

A UFPR realizou na tarde desta sexta-feira (07) uma cerimônia para celebrar o Convênio entre a UFPR e o Tribunal de Contas do Estado (TCE-PR) para a fiscalização das Obras da Copa do Mundo de 2014. O evento foi o marco de abertura do Escritório Modelo de Engenharia e Arquitetura, grupo formado por estudantes da UFPR que ajudarão na fiscalização.

O Escritório Modelo vai conferir valores e verificar as condições técnicas e materiais de algumas das obras para 2014, entre elas as realizadas no Aeroporto Afonso Pena, na Rodoferroviária de Curitiba, no Terminal Santa Cândida, na Rua Marechal Floriano Peixoto e na Linha Verde. O grupo participará também das obras na Arena da Baixada, o Clube Atlético Paranaense (CAP) já havia assinado um acordo com a UFPR.

O convênio beneficiará tanto os alunos, que além do conhecimento acadêmico, aprenderão um pouco mais sobre responsabilidade social, quanto a sociedade, que contará com transparência na execução das obras. “É um projeto transformador e que abrirá diversas possibilidades”, afirma o vice-reitor da UFPR, Rogério Mulinari.

Para o presidente do TCE-PR, Fernando Augusto Mello, o trabalho ajudará a evitar desperdícios de dinheiro público, verificando a adequação dos projetos e a qualificação do pessoal. “Só ao anunciar a fiscalização, as empresas já tomam medidas antecipadas para melhorar a condição das obras e dos projetos para evitar possíveis problemas”, conta. “É um exemplo de uma nova rede de auditoria social.”

A equipe da UFPR formada por 22 estudantes será coordenada pelo professor Mauro Lacerda. Segundo ele, a parceria surgiu de programas de extensão, que não focavam só nos interesses internos da Universidade, mas sim da sociedade como um todo. O projeto permitirá saber se o dinheiro público está sendo utilizado da maneira mais proveitosa possível.

O professor Mauro Lacerda coordena a equipe da UFPR formada por 22 estudantes - Foto: Rodrigo Juste Duarte

Sugestões

14 agosto, 2023

Desenvolvido na UFPR por parceria internacional, magneto molecular Dy(pn)Cl pode ajudar a investigar o ambiente químico em torno […]

10 agosto, 2023

No último dia 03, aconteceu a posse da nova Direção do Setor Palotina, Gestão 2023 – 2027, com […]

09 agosto, 2023

O projeto de extensão “Pré-Vestibular Comunitário”, do setor Palotina da Universidade Federal do Paraná (UFPR), está com inscrições […]

07 agosto, 2023

A série “Cientistas do Brasil” é uma produção que mostra a ciência produzida por pesquisadores das Instituições Federais […]