ufpr_bcopng

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ


UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Alunos têm várias possibilidades de escolhas na Feira de Cursos e Profissões

Alunos de Cianorte - foto: Marcos Sullivan
Alunos de Cianorte - foto: Marcos Sullivan

Escolher e decidir. Estas são as palavras chaves que motivam os alunos do Ensino Médio que visitam a Feira de Cursos e Profissões da UFPR, neste final de semana. Além dos estudantes de Curitiba, há aqueles que enfrentam grandes percursos, de outros municípios até aqui. Assim, mais de nove horas viajaram 37 alunos de Cianorte, noroeste do estado. Destes, quatro se mostraram muito compenetrados: “estamos visitando a feira pela primeira vez”, refletiram os colegas do Colégio Sesi de Cianorte.

Entre tantas opções de cursos, os alunos já têm algumas metas, como Letícia Terazzin que faz parte do grupo, “quero informações sobre o curso de Jornalismo”. Ainda seu colega, Matheus Fabrício Vieira quer saber mais sobre Ciências Sociais, “quero ser político”, diz convicto. Direito é o alvo do amigo Felipe Rodrigues da Silva e Psicologia do aluno Richard Pazelo. Como eles, vieram de São Bento do Sul mais de 250 alunos do Colégio Roberto Grant. Esta é a primeira vez que esses jovens percorrem a feira em busca de uma escolha, de carreira e de futuro.

“É um grande incentivo que a UFPR está oferecendo para estes jovens que esperam uma oportunidade na vida”, considera a professora Ana Cristina do Rocio B. Roetsch, que acompanha um dos grupos. Encontrar áreas de afinidades, esta é a motivação dos alunos da Escola Ursula Benincasa, de Curitiba. Curioso, é que são crianças do 9º ano do Ensino Fundamental, trazidas pelo professor João Augusto Santana: “são muitas surpresas para eles que não têm ideia da dimensão de uma universidade, mas desde já devem criar suas afinidades com as profissões”, disse o professor.

Já os maiores, do Colégio Estadual Pedro Macedo, de Curitiba, querem ver coisas novas e encontraram: entusiasmadas com o curso de Expressão Gráfica estão as alunas Laura Pedroso e Liz Victória M. Neutzling, que mudaram de ideia, queriam cursar Medicina.

Sugestões

Progepe lança atividade de saúde e longevidade para aposentados
Aposentadoria nunca foi sinônimo de inatividade. Pensando na qualidade de vida dos servidores aposentados,...
Ciência UFPR: Molécula-ímã tem potencial para revelar a bioquímica por trás de doenças
Desenvolvido na UFPR por parceria internacional, magneto molecular Dy(pn)Cl pode ajudar a investigar...
“A SBPC é a marca de que o Brasil acredita e produz ciência da mais alta qualidade”, diz ministra do MCTI
Entre 23 e 29 de julho, aconteceu na Universidade Federal do Paraná (UFPR) a 75ª Reunião Anual da Sociedade...
Série sobre a ciência produzida nas Universidades brasileiras estreia na TV Brasil
A série “Cientistas do Brasil” é uma produção que mostra a ciência produzida por pesquisadores das Instituições...