logo_branca_ufpr

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ


UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Alunos poderão fazer empréstimo de notebook em bibliotecas

Uma iniciativa diferenciada, voltada aos alunos participantes do Programa de Benefícios Econômicos para a Manutenção dos Estudantes de Graduação e Ensino Profissionalizante (Probem) da UFPR, foi lançada nesta quarta-feira (20). Estudantes em vulnerabilidade socioeconômica agora poderão fazer empréstimo de notebooks pelo sistema de cinco bibliotecas da Universidade. A ação faz parte do Programa de Inclusão Digital, iniciado em 2006 e coordenado pela Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE).

FOTO: Ana Assunção

Ao todo, o programa disponibilizará às bibliotecas parceiras 183 notebooks para empréstimo aos alunos bolsistas do Probem. Neste primeiro momento, são 97 máquinas distribuídas pelas bibliotecas de Ciências Humanas, Sociais Aplicadas, Educação Profissional e Tecnológica, Ciências da Saúde e Ciência e Tecnologia. Na próxima etapa, conforme a aderência das demais bibliotecas, outros 86 computadores poderão ser emprestados aos estudantes.

“Na busca por minimizar a desigualdade entre os alunos e dar acesso às mesmas oportunidades, estamos investindo em uma relação de confiança entre a Universidade e os estudantes. Acreditamos que a ideia terá muito sucesso porque todos temos o mesmo objetivo, e este será um grande reforço para uma formação de melhor qualidade”, afirma a pró-reitora de Assuntos Estudantis, Rita de Cássia Lopes. Ela ainda explica que esta é a terceira fase do programa, que já destinou 232 computadores aos laboratórios de informática da UFPR.

Para a estudante do curso de Letras, Agatha Bressan, o empréstimo será fundamental para quem, como ela, não tem condições de comprar um notebook e precisa usar parte do tempo e do dinheiro para deslocamentos aos laboratórios de informática a cada vez que precisa fazer uma pesquisa ou um trabalho. “Falo por mim e por tantos estudantes, que essa possibilidade de empréstimo ajudará muito em termos práticos e também no geral da qualidade de nossa formação. Desde que entrei na UFPR, tenho contado com o apoio da Universidade e esse programa certamente é mais uma ferramenta que nos oferecem para ajudar em nossa vida acadêmica e profissional”, afirma a aluna, que é beneficiada ainda com outros programas coordenados pela PRAE, como o auxílio-moradia e o auxílio-creche.

FOTO: Ana Assunção
FOTO: Ana Assunção

No lançamento do programa e entrega oficial dos notebooks às bibliotecas, o reitor da UFPR, Zaki Akel Sobrinho, lembrou a responsabilidade que a Universidade deve ter junto a esses alunos, principalmente no atual momento em que a UFPR eleva para 40% o número de vagas destinadas ao sistema de cotas em seu vestibular. “Estamos ampliando as oportunidades de acesso à UFPR, mas também temos que garantir a continuidade desses estudantes na Universidade. Não queremos só abrir as portas, queremos formar com qualidade e igualdade de condições. Para isso, esta é uma grande conquista, um grande direito dos alunos para a inclusão social”, disse o reitor.

Funcionamento
Para fazer empréstimo de um dos notebooks do Programa, o aluno do Probem deve ir a uma das bibliotecas parceiras e fazer seu cadastro conforme os procedimentos geralmente utilizados para acesso aos livros. O estudante assinará Termo de Responsabilidade sobre o equipamento e poderá utilizá-lo pelo prazo de até sete dias – não renováveis, para que se amplie a oportunidade a outros alunos. No entanto, passado intervalo estipulado por normas da biblioteca, outros empréstimos serão possíveis durante toda a extensão do curso.

Por Jaqueline Carrara

Sugestões

Informativo UFPR (Destaques da semana de 07/08 a 11/08/2023) 
DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA    🧠🔭 Projeto de extensão Ciência para Todos está com inscrições abertas para...
Setor Palotina: Posse da nova direção
No último dia 03, aconteceu a posse da nova Direção do Setor Palotina, Gestão 2023 – 2027, com...
Doutoranda que criou programas para incentivar a adoção de cães é homenageada na Câmara de Curitiba 
Na manhã desta terça-feira (8), Lu Baldan, médica veterinária e doutoranda em Ciências Veterinárias na...
UFPR lamenta falecimento do professor aposentado Mauro Lacerda Santos
A Universidade Federal do Paraná comunica, com pesar, o falecimento do professor aposentado Mauro Lacerda...