Imagem Padrão

Alunos do Campus Jandaia do Sul e do Setor Palotina participam de trotes solidários

22 fevereiro, 2019
16:58
Por Bruna Soares

Cada vez mais difundidos, os trotes solidários nas universidades marcam a acolhida aos novos alunos e estimulam ações de cunho social. Veteranos e novos alunos que iniciaram as aulas nos cursos de graduação da UFPR em Jandaia do Sul e em Palotina no dia 18 de fevereiro arrecadaram alimentos e ração para cães e gatos e visitaram instituições das cidades. As ações integraram a semana de recepção aos calouros, cujas atividades encerram nesta sexta-feira, 22.

Doações e visita a lar de idosos em Palotina

Os cursos de Ciências Biológicas e Medicina Veterinária do Setor Palotina organizaram arrecadação de ração para a Associação São Francisco de Assis (Asfa), instituição de proteção animal. A arrecadação foi feita ao longo da semana e a doação foi realizada na tarde no dia 22 de fevereiro. De acordo com a vice-coordenadora do curso de Medicina Veterinária, professora Luana Célia Stunitz da Silva, os alunos saíram por volta das 14h30 – com um ônibus reservado pela Universidade – rumo à instituição, com o objetivo de entregar os donativos, de contribuir por meio de serviços de limpeza e de interagir com os animais. Cerca de 20 pessoas participaram da ação.

Estudantes do Curso de Medicina Veterinária promovem limpeza em instituição de proteção animal de Palotina.

De acordo com a estudante Anaisa de Lima Grapiglia, vice-tesoureira do Centro Acadêmico do Curso de Medicina Veterinária, uma das calouras doou sete quilos de ração. “Foram arrecadados cerca de 20 quilos de ração para cachorros, cinco quilos para gatos, vermífugos, coleiras, guias e toalhas. As atividades realizadas foram banhos nos animais, limpeza das baias e do ambiente”, detalha.

“Outra ação de cunho solidário foi uma oficina que realizamos na Lar Fraternidade aqui em Palotina. Proporcionamos a eles um momento de acolhida, teve inicialmente um momento cultural, e em seguida uma atividade com bingo, em que receberam brindes arrecadados pela comunidade acadêmica”, informa a assistente social da Unidade de Apoio Psicossocial (UAPS) da UFPR, Ivanice de Oliveira Candido Neres. A atividade no lar de idosos foi realizado na última terça-feira, 19.

Alunos do Setor Palotina da UFPR proporcionam momento cultural para idosos do Lar Fraternidade.

A semana de recepção aos novos alunos de Palotina contou com as oficinas educativas “Diversidade e inclusão na Universidade”, “Machismo e suas manifestações” e “Conhecendo a Universidade”.

Alunos da UFPR em Jandaia do Sul arrecadam três toneladas de alimentos

Veteranos e calouros dos cinco cursos ofertados no Campus Jandaia do Sul – Engenharia Agrícola, Engenharia de Produção, Engenharia de Alimentos, Licenciatura em Ciências Exatas e Licenciatura em Computação – participaram da ação social realizada entre os dias 18 e 22 de fevereiro. O grupo arrecadou três toneladas de alimentos.

“Durante a semana de recepção dos calouros, abrimos espaço para que algumas entidades assistenciais da cidade mostrem sua atuação. Queremos, com isso, mostrar aos estudantes para quais entidades vão os alimentos que eles coletam. Realizamos essa coleta desde a primeira semana de recepção dos calouros que tivemos aqui. As entidades já contam com isso”, explica a assistente em administração Mônica Batoqui França, que integra a comissão organizadora. O campus recebe, neste início de semestre, 161 calouros.

Parte dos alimentos arrecadados pelos alunos da UFPR em Jandaia do Sul entre os dias 18 e 22 de fevereiro.

Os itens serão entregues pelos alunos ao Lar São Francisco de Assis, que atende crianças de 6 a 13 anos; à Fazenda Esperança, comunidade terapêutica para recuperação de dependentes químicos, à Florart Vida, associação de apoio ao desenvolvimento de crianças e adolescentes, e o Asilo São Vicente de Paulo.

“Outra coisa bacana que fizemos esse ano foi trazer um teatro de surdos. Nossas tradutoras intérpretes entraram em contatos com uma escola de Maringá e conseguiram a vinda de 28 alunos, crianças e adolescentes que apresentaram o teatro e conheceram nossos espaços, os laboratórios – com a orientação de professores -, secretarias, salas de aula. Foi um momento bem interessante”, conta Mônica.

O curso de Medicina da UFPR em Toledo arrecadou mais de uma tonelada de alimentos durante ação realizada na semana de recepção aos calouros. O ano letivo no campus iniciou no dia 4 de fevereiro.

Notícias relacionadas:

https://homologa.ufpr.br/noticias/setor-palotina-promove-banho-de-lama-na-semana-de-recepcao-aos-calouros/

https://homologa.ufpr.br/noticias/campus-jandaia-do-sul-e-setor-palotina-recepcionam-calouros-nesta-semana/

Sugestões

21 fevereiro, 2025

Já está disponível a avaliação de cursos e disciplinas do segundo semestre do ano letivo de 2024. Alunos […]

20 fevereiro, 2025

Pesquisadores do Núcleo de Fixação Biológica de Nitrogênio da UFPR trabalharam décadas para criar inoculante que alavanca produção na agricultura.

19 fevereiro, 2025

A exposição “Nhande Mbya Reko: Nosso Jeito de Ser Guarani”, do Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade […]

18 fevereiro, 2025

O Centro de Estações Experimentais – Fazenda Canguiri da Universidade Federal do Paraná (UFPR) recebeu doze novos equipamentos […]