logo_branca_ufpr

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ


UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Alunos de outras cidades podem ter apoio psicológico para melhor adaptação a Curitiba

FOTO: Acervo/ACS
De acordo com psicólogo da Prae, muitos alunos – calouros e mesmo veteranos – sofrem na tentativa de adaptarem-se à nova cultura. FOTO: Acervo/ACS

O serviço de Assistência Psicossocial da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Prae) está com inscrições abertas para um novo tipo de apoio aos alunos. Aqueles que tenham vindo de outras cidades para cursar a graduação nos campi da UFPR em Curitiba poderão participar de encontros com grupos de orientação psicológica para facilitar o processo de adaptação à capital.

A iniciativa foi proposta pelo psicólogo da Prae, Jardel Machado, que identificou crescimento no número de estudantes à procura de ajuda para enfrentar novas culturas e rotinas. “Vemos muitos alunos, calouros e mesmo veteranos, sofrendo ao buscar essa adaptação. Os motivos são diversos, mas acreditamos que a partir de encontros com outros alunos na mesma situação, teremos melhora significativa nesse cenário”, explica o psicólogo.

Nesta primeira etapa do projeto, serão realizados quatro encontros semanais, em cada um dos dois locais selecionados: às segundas-feiras, no prédio histórico da UFPR (Praça Santos Andrade); e, às quartas-feiras, no Centro Politécnico. Sempre às 14h. A primeira reunião ocorre já nesta segunda (04).

Para participar, o interessado deve se inscrever antecipadamente pelo email oficinaspraeufpr@gmail.com. A iniciativa faz parte de um conjunto de ações da Prae com o objetivo de proporcionar maior qualidade na permanência do estudante na UFPR, auxiliando-o no enfrentamento de obstáculos vivenciados individual ou coletivamente. O serviço de Assistência Psicossocial da Prae localiza-se no Centro de Assessoria e Pesquisa em Psicologia e Educação (Ceappe), no subsolo do prédio histórico.

SERVIÇO
Grupo de apoio para adaptação
Locais: sala de grupos do Ceappe (prédio histórico na Praça Santos Andrade) e sala da Prae no Centro de Convivência (próximo ao RU do Centro Politécnico)
Datas: encontros semanais a partir de 04 de abril (prédio histórico) e de 06 de abril (Centro Politécnico)
Horários: 14h às 15h30
Inscrições: oficinaspraeufpr@gmail.com

Sugestões

Post de Evento
Vai ser publicado um Edital sobre ……
Pré-Vestibular Comunitário da UFPR está com vagas remanescentes abertas
O projeto de extensão “Pré-Vestibular Comunitário”, do setor Palotina da Universidade Federal do Paraná...
Provar 2024: UFPR tem 804 vagas abertas em cursos de graduação, inscrições até 11/08
Esta é a última semana para inscrição de interessados em uma das 804 vagas em cursos de graduação oferecidas...
Mestrado acadêmico em Enfermagem recebe inscrições
O Programa de Pós-graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Paraná oferece 24 vagas para o curso...