Jogos para o ensino dos idiomas inglês e espanhol; construção de sites; repositórios e histórias em quadrinhos são alguns dos produtos e serviços produzidos por alunos do curso de Gestão da Informação da UFPR. A cada semestre, novas turmas são capacitadas a apresentar detalhadamente as fases do planejamento, projeto informacional, conceitual e o protótipo do produto ou serviço de informação. A explicação é da professora Maria do Carmo Duarte Freitas, que ministra a disciplina Produtos e Serviços de Informação.
Segundo ela, é pré-requisito para frequentar esta formação, conhecimentos nas áreas de estratégia, condensação, marketing, gestão de projetos, entre outras. No início das aulas, explica a docente, ex-alunos são convidados para apresentar relatos a respeito do projeto desenvolvido e das dificuldades e experiências vivenciadas ao longo do semestre e para as atividades complementares e comunicação entre professores/monitores e alunos é utilizado o ambiente virtual Moodle.
Legos e filmes
Entre as atividades realizadas nesta disciplina de Produtos e Serviços de Informação, que integra a grade curricular do curso, estão técnicas de geração de ideias, com foco na criatividade; discussão de casos práticos; e apresentação de conceitos, características, tipologia, elementos e a importância de recursos humanos em serviços. Como recurso pedagógico, são utilizados jogos com legos e trechos de filmes de animação.
A intenção, segundo a professora Maria do Carmo, do Setor de Ciências Sociais Aplicadas/campus Jardim Botânico, é conseguir que os alunos, divididos em grupos, identifiquem as expectativas, percepções dos clientes/consumidores e tendências em serviços (e-service). Um outro desafio é gerir o processo de conhecimento armazenado pela equipe, ao longo do semestre, e a transferência dos conhecimentos em outras atividades do curso, destaca a docente.
Celsina Favorito, com informações de Bruno Murakami.
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